20 de Julho de 2018

10/07/2018

Anteprojeto sugere implantação de placas em Braille nos pontos de ônibus

De autoria do vereador Marcelo Heitor (PSC), o anteprojeto de lei n. 18/2018 propõe ao Executivo a implantação de placas em Braille, com informações sobre linhas, itinerários e horários, nos pontos de ônibus do transporte coletivo urbano. A matéria foi apresentada pelo parlamentar na última semana e segue para análise da administração municipal.

De acordo com a proposta, a concessionária dos serviços de transporte coletivo deverá providenciar e implantar as placas em Braille, no entanto as mesmas deverão ser colocadas somente nos pontos cobertos. O anteprojeto estabelece, ainda, que ficará a cargo da Secretaria Municipal de Defesa Social informar à empresa concessionária a construção de novos pontos de ônibus na cidade.

O autor da matéria destacou que, apesar dos avanços e conquistas, ainda existem obstáculos enfrentados pelos deficientes visuais. “Esse anteprojeto vem ao encontro de outras propostas que visam à acessibilidade plena, além de ser uma política pública de valorização e respeito àqueles que possuem algum tipo de deficiência visual. O objetivo é dar autonomia a eles, para que possam exercer suas atividades no dia a dia de forma segura, além de democratizar o acesso à informação”, afirmou Marcelo Heitor.

A proposição apresentada pelo vereador está disponível para consulta no Portal da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br).