20 de Julho de 2018

29/06/2018

Código de Posturas

Álvaro Cagnani quer informações sobre remoção de veículos e carcaças das vias públicas

A remoção de veículos, carcaças, chassis ou quaisquer outras partes de veículos em situação de abandono foi assunto discutido recentemente pela Câmara, através de um requerimento do vereador Álvaro Cagnani (PSDB). No documento, o vereador solicita informações da Prefeitura sobre as medidas adotadas visando ao cumprimento da legislação em vigor.

No ano passado, o parlamentar também encaminhou um requerimento ao Executivo tratando do mesmo tema. Na oportunidade, a administração informou que os veículos seriam identificados e os proprietários notificados. Diante das constantes reclamações da população, Cagnani retomou o debate. “Dez meses se passaram desde o primeiro requerimento que apresentei e muitas carcaças encontram-se abandonadas. Moradores aguardam por providências em vários pontos da cidade, visto que essa situação causa inúmeros transtornos às pessoas”, enfatizou.

Além das medidas previstas para resolver o problema, o vereador questionou se há a possibilidade de acionar outros órgãos para maior agilidade nesse serviço e qual a situação das carcaças abandonadas na rua São Salvador e avenida Fosco Pardini. “Existem muitas reclamações nessas vias e o objetivo é saber se os proprietários foram autuados”, disse.

A Lei Municipal n. 9.166, que institui o Código de Posturas Municipais, proíbe o abandono de veículos, carcaças ou chassis em logradouros públicos. Já o Decreto do Executivo n. 10.915 estabelece que qualquer veículo, chassi ou carcaça abandonado será devidamente identificado pelo Departamento Municipal de Trânsito por meio de adesivo fixado no objeto, onde constará a advertência para que seja retirado do local pelo proprietário no prazo de 15 dias. Caso a remoção espontânea não seja feita, será caracterizado abandono do veículo, podendo o Executivo providenciar a remoção do mesmo e cobrar as despesas decorrentes da ação. A norma prevê, ainda, que os bens removidos pelo poder público serão depositados em área pertencente ao município e ficarão à disposição do proprietário pelo prazo de 30 dias para retirada, mediante pagamento das multas e despesas.