20 de Julho de 2018

29/06/2018

Políticas públicas

Audiência discute Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Poços de Caldas

Atendendo a um requerimento de autoria da vereadora Maria Cecília Opípari (PT), a Câmara promoverá uma audiência pública para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Poços de Caldas. O encontro será na próxima quarta-feira (04), a partir das 17h.

De acordo com a proposta apresentada pela parlamentar, a audiência tem como finalidade debater, de forma integrada, a proteção ambiental, o progresso social e o crescimento econômico. Para Maria Cecília, essa discussão em âmbito municipal precisa ser eficaz e versátil. “Os municípios, em muitos casos, são os atores mais adequados para resolver problemas sociais que têm, inclusive, impactos globais mais amplos. As políticas públicas nas cidades afetam direta e diariamente a vida de todos e cada cidade pode ser um motor de mudança real e de desenvolvimento no que diz respeito à Saúde, Educação, Mobilidade, Qualidade de Vida, Saneamento, entre outros”, pontuou.

Segundo a vereadora, o Poder Legislativo deve abrir espaço para essa discussão, inclusive para nortear a revisão do Plano Diretor. “Tenho uma preocupação muito grande com relação a esse assunto. A questão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU foi levantada no plano de governo da atual administração e acho importante ser uma discussão também da Câmara. Convidamos dois professores universitários que atuam nessas áreas para podermos levantar sugestões e encaminhamentos, até mesmo porque teremos pela frente um novo Plano Diretor e é preciso trabalhar para o desenvolvimento ordenado da nossa cidade”, afirmou.

ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos pelos 193 países-membros da ONU (Organizações das Nações Unidas), através da política global adotada em setembro de 2015: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O intuito dessa nova política é elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. São 17 objetivos com 169 metas a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta entre os diferentes níveis de governo, organizações, empresas e sociedade como um todo nos âmbitos internacional, nacional e local.

A Agenda 2030 está pautada em cinco áreas: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta. Já os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em um total de 17, representam um desafio a ser conquistado para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e inclusivo. São eles: Erradicação da Pobreza; Fome Zero; Boa Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Limpa e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Emprego Direto e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Combate às Alterações Climáticas; Vida Debaixo D’água; Vida Sobre a Terra; Paz, Justiça e Instituições Fortes; Parcerias em Prol das Metas.

Inscrições

As inscrições para uso da palavra durante a audiência devem ser feitas na recepção da Câmara ou pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br. O encontro será transmitido pela Internet nos endereços www.pocosdecaldas.mg.leg.br e www.youtube.com/camarapocos.