20 de Julho de 2018

25/06/2018

Matéria em tramitação

Projeto que autoriza Executivo a contratar operação de crédito é discutido em audiência

A Câmara de Poços realizou, na última semana, uma audiência pública para debater o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, no valor de até R$ 10 milhões (Mensagem n. 28/18). O encontro foi solicitado pelo Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul de Minas (Sintracom), com base no artigo 3º da Lei n. 7537, que dispõe sobre a realização de audiências públicas no município. O projeto está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo,

A audiência contou com a presença do secretário municipal da Fazenda, Alexandre Lino Pereira, do secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Tiago Cavelagna, do secretário municipal de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, e do secretário municipal de Serviços Públicos, Thiago Biagioni. Também participou do debate o presidente do Sintracom, Maurício dos Santos Assis. Oito pessoas se manifestaram sobre o projeto, sendo quatro favoráveis e quatro contrários à matéria.

De acordo com a proposta encaminhada pelo Executivo, a operação de crédito a ser contratada pelo município será para investimentos em infraestrutura viária e mobilidade urbana, com aquisição de máquinas e equipamentos, aquisição de ambulâncias e implantação de projeto para modernização da gestão, incluindo georreferenciamento, recadastramento imobiliário, levantamento aerofotogramétrico, atualização da planta de valores genéricos e aquisição de softwares e equipamentos de informática. Algumas das considerações feitas por aqueles que utilizaram a Tribuna foram a possibilidade de aumento do IPTU para os próximos anos, a necessidade de atualização da planta genérica de valores para fins de planejamento, a possibilidade de utilização de softwares livres, a importância da compra de novos equipamentos para investimentos e melhorias na cidade e a contratação de um empréstimo em um momento de dificuldades enfrentadas atualmente em todo o país.

Os secretários municipais também se pronunciaram durante a audiência, pontuando questões referentes ao projeto e esclarecendo dúvidas dos vereadores. O presidente da Casa, vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), destacou a importância do debate. “Foi, sem dúvida alguma, uma das melhores audiências públicas que a Câmara já realizou nos últimos anos. Foi bastante proveitosa para ambas as partes, tanto para quem é favorável como para quem combate, ou seja, é contra o empréstimo. A Câmara abriu espaço para discussão, uma discussão de alto nível, com a possibilidade das pessoas apresentarem suas sugestões. O Legislativo cumpriu fielmente com a sua obrigação”, declarou.

O vídeo da audiência está disponível para consulta nos endereços www.pocosdecaldas.mg.leg.br e www.youtube.com/camarapocos.