20 de Julho de 2018

21/06/2018

Câmara recebe Grupo de Escoteiros Primeiro Centenário

Cerca de 40 jovens do 100º Grupo de Escoteiros Primeiro Centenário de Poços de Caldas participaram, na última semana, do projeto Câmara em Visita. Acompanhados de familiares, diretores e assistentes, eles foram recebidos pelo vereador Lucas Arruda (Rede) e puderam conhecer as dependências da Câmara, além de apresentar propostas de melhorias para a cidade.

Participaram do encontro o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), o vice-prefeito Flávio Faria, o diretor-presidente do 100º Grupo de Escoteiros, Macson Ramos, a diretora e idealizadora do projeto Por uma Brasil Melhor, Rosana Ramos, e os assistentes de Ramo Paula Franco, Domingos Policani, Wellington Pereira, Adoniram Santana e Luciana Almeida.

Durante a visita, foram apresentadas 15 reivindicações pelos escoteiros, entre elas a realização de cursos de atendimento humanizado na área da saúde, a construção de novos locais para a prática esportiva, a realização de eventos como as Olimpíadas Estudantis, a criação de uma patrulha exclusiva para segurança e organização nas escolas e aumento do efetivo da Guarda Municipal. As propostas serão encaminhadas ao Executivo através de Indicações.

A diretora Rosana Ramos explicou que, no início do ano, foi lançado o projeto Por um Brasil Melhor, com o objetivo de aproximar os jovens do dia a dia dos Poderes Executivo e Legislativo. “Uma das finalidades desse projeto foi apresentar para os jovens as Secretarias Municipais. Cada patrulha visitou um setor e foi feita uma entrevista com cada secretário, analisando as necessidades e interagindo um pouco mais com os problemas da cidade. A partir disso, eles fizeram um levantamento e estão na Câmara com o propósito de trazer algumas questões que consideram importantes”, contou.

Ainda segundo a diretora, a expectativa é que, em agosto, os jovens possam fazer uma visita ao gabinete do prefeito, finalizando todo o projeto. “Destaco a importância de apresentar a eles noções de cidadania e responsabilidade, já que são a semente do amanhã”, ressaltou.

O vereador Lucas Arruda destacou que o programa Câmara em Visita permite que os jovens acompanhem o trabalho da Câmara. “Além de entenderem o que é cidadania, eles podem conhecer como é realizada uma sessão ordinária e quais as funções de um vereador. Nessa visita específica, foi um trabalho muito bacana de conclusão de um projeto que o grupo estava desenvolvendo. Eles estiveram em várias Secretarias, fizeram o levantamento das demandas e, na Câmara, além de entenderem como funciona o processo legislativo, puderam propor as melhorias que foram identificadas durante o projeto. Isso ressalta a importância de projetos como este, tanto o Câmara em Visita como aqueles desenvolvidos dentro do Grupo de Escoteiros”, declarou o parlamentar.

Projeto

O Câmara em Visita tem como objetivo principal estimular a participação de crianças e jovens no processo democrático e incentivar, desde cedo, a discussão de temas importantes para a cidade. O programa cria oportunidades para que os alunos conheçam, também, o trabalho do Poder Legislativo.

As escolas, entidades e instituições que quiserem participar do projeto devem entrar em contato com a Câmara pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br.