23 de Junho de 2018

12/06/2018

Edição 2018

Câmara realiza Plenária Municipal do Parlamento Jovem

Alunos e professores de 13 escolas de Poços participaram, na última semana, da Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2018. Durante o encontro, 11 propostas sobre o tema Violência contra a Mulher foram aprovadas pelos estudantes, que agora se preparam para as etapas regional e estadual do projeto.

A Plenária contou, também, com a presença do presidente do Legislativo, vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Lígia Podestá (DEM), do presidente da Comissão de Legislação Participativa, vereador Lucas Arruda (Rede), do vice-prefeito Flávio Faria e da coordenadora Regional do Parlamento Jovem – Polo Sudoeste Bruna Luíza dos Santos.

Todas as propostas apresentadas pelos alunos nas escolas foram divididas entre os três subtemas: Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais do Poder e Violência e Assédio Sexual. Entre as sugestões aprovadas durante a plenária, destacam-se a inclusão de palestras no âmbito escolar sobre violência familiar e assédio sexual, inclusive orientação sobre diretos das mulheres, e a obrigatoriedade das escolas públicas e privadas terem um profissional de psicologia para auxílio à vida social dos alunos. O documento contendo as 11 propostas aprovadas foi entregue à Comissão de Legislação Participativa para os encaminhamentos necessários e também será enviado à etapa regional do projeto.

Taís Ferreira, uma das coordenadoras do Parlamento Jovem em Poços, destacou que o tema escolhido para 2018 chamou a atenção dos alunos. “O tema deste ano realmente deixou os participantes engajados e é importante destacar que 75% deles eram meninas. As oficinas temáticas foram muito produtivas e prepararam os jovens para a elaboração das propostas votadas na plenária. É gratificante ver o quanto eles se conscientizaram das dificuldades encontradas pelas mulheres até hoje e como surgiram boas ideias dos debates promovidos na Câmara”, enfatizou.realizada pela Câmara de Poços.

Projeto

Em 2018, o Parlamento Jovem chega à 10ª edição em Poços de Caldas. Participam projeto 13 escolas da cidade: Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, Colégio Objetivo, Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Centro Educacional Inovação, Escola Padrão do Parque das Nações, Instituto Educacional São João da Escócia, Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc) e Escola Estadual David Campista. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, e São Sebastião do Paraíso.

Durante os meses que antecederam a Plenária Municipal, os estudantes participaram de diversas oficinas na Câmara, com o objetivo de prepará-los para o debate. A finalização do projeto Parlamento Jovem será em Belo Horizonte, quando o documento final com as propostas de todas as cidades será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).