22 de Maio de 2018

03/05/2018

Projeto aprovado

Lucas Arruda propõe ações de conscientização sobre diabetes

A Câmara de Poços aprovou, no final do mês de abril, o projeto de lei que institui a Semana de Combate e Conscientização sobre o Diabetes. A matéria é de autoria do vereador Lucas Arruda (Rede) e foi encaminhada ao Executivo para sanção e publicação no Diário Oficial do Município.

De acordo com a proposta, as ações de reflexão sobre a doença, com informações a respeito da importância do diagnóstico precoce, serão realizadas anualmente na semana do dia 14 de novembro. As atividades, com a aprovação da lei, passam a integrar o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos de Poços de Caldas.

Segundo o vereador Lucas Arruda, o objetivo da criação de uma semana voltada à discussão do diabetes é possibilitar, também, que a Prefeitura possa firmar parcerias com as associações que já se dedicam à prevenção e educação. Para o legislador, a ideia é que a doença seja descoberta ainda no início, quando está na fase silenciosa. “A principal finalidade é o diagnóstico precoce, antes da doença começar a influenciar na perda de peso, sede excessiva, funcionamento dos rins e perda de visão. Segundo a Associação de Diabéticos de Poços, estima-se que a cidade tenha 10 mil pessoas com a doença, no entanto estima-se que metade não saiba que possui diabetes. No Brasil, são 12 milhões. Assim, é muito importante que o município promova ações, em conjunto com as entidades, para que esse cenário possa ser alterado”, afirmou.

O vereador destacou o trabalho já desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Associação dos Diabéticos (ADPC), no sentido de incentivar a prática de atividades físicas e uma boa alimentação, além de outras ações de conscientização sobre a doença. “Tenho acompanhado o trabalho no município. Desde o início do mandato, tive reuniões com a Associação de Diabéticos para, também, discutir as dificuldades encontradas pelos pacientes na obtenção de insulina. Esse trabalho resultou em uma Moção de Apelo encaminhada ao Governo do Estado para restabelecimento dos medicamentos especiais”, pontuou.

Lucas Arruda ressaltou o empenho das comissões permanentes da Câmara para colocar o projeto em votação. “A Câmara se preocupa com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e está sempre atenta às necessidades da população. Este foi um projeto discutido com as famílias e pessoas envolvidas no trabalho de conscientização do diabetes, portanto uma conquista de todos”, concluiu o vereador.