15 de Julho de 2018

27/04/2018

Palestras

Evento Democracia e Cidadania é destaque nas atividades da Escola do Legislativo

A Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo, promoveu o encontro Democracia e Cidadania. As palestras aconteceram na última quinta-feira (26), no Espaço Cultural da Urca, e contaram com a presença de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, representantes de movimentos sociais e comunidade em geral.

Com a mediação do jornalista e professor Thiago Quinteiro, as palestras foram ministradas pelos vereadores Gustavo Bonafé (PSDB) e Paulo Tadeu D’Arcadia (PT) e pelos professores Filipe Sancho e Fabiano Melo. O encontro teve como objetivo principal debater temas atuais e incentivar a participação da comunidade nas ações do Legislativo.

O vereador Paulo Tadeu falou sobre o tema “O papel da mídia: sedução e dominação”. Segundo o parlamentar, o objetivo principal foi chamar o público para uma reflexão. “A intenção é fazer com que as pessoas saiam com mais dúvidas do que certezas a respeito do papel da mídia no processo histórico, na sociedade, na sedução da classe média e, também, como instrumento importante de dominação. O objetivo é mostrar, ainda, que de certo modo a sociedade, embora presidiária da narrativa oficial feita pela grande mídia, consegue demonstrar, construir e reconstruir uma certa autonomia de pensamento. Tanto é que, de tempos em tempos, ela rompe e consegue impor sua própria narrativa”, ressaltou.

O tema “Redes sociais, transparência e acesso à informação” foi abordado pelo vereador Gustavo Bonafé. “Procurei fazer uma reflexão sobre a palavra transparência, sobre a aplicação dela na gestão pública e sobre a importância dessa atitude, porque para mim a transparência é uma atitude que deve ser exercida pelos governantes e cobrada pelos cidadãos. Abordei, também, sobre o desenvolvimento de um direito universal, que é o direito de acesso à informação, comentando sobre a transição que vivemos hoje, de uma cultura do sigilo para a cultura da transparência. Por fim, tratei da questão das redes sociais, tanto como uma ferramenta de potencializar informação pública e trabalhar direitos e deveres dos cidadãos, como também uma ferramenta que vive uma onda de fake news, que traz uma série de obstáculos para a nossa sociedade”, pontuou.

Sobre a iniciativa da Câmara em debater tais temas, Bonafé destacou que a educação política e o fomento à cidadania merecem ser potencializados. “Quanto mais eventos como este melhor. Não só na região central, mas quem sabe em uma próxima oportunidade buscar locais nos bairros, nas diferentes regiões da cidade. Atitudes como essa me deixam feliz como representante da Casa e como morador de Poços de Caldas”, afirmou.

Ainda dentro da programação, aconteceram as palestras “Os desafios contemporâneos do Poder Legislativo Municipal”, com o professor Filipe Sancho, e “Controle social e a importância da fiscalização das políticas públicas”, com o professor Fabiano Melo. A aproximação do Legislativo com a sociedade, a importância da participação na política, o que são políticas públicas e para que servem foram alguns dos assuntos abordados.