15 de Julho de 2018

26/04/2018

Câmara e OAB realizam palestras sobre corrupção e violência contra a mulher

A Câmara Municipal, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e a 25ª Subseção da OAB/MG promoveram as palestras “Corrupção, Ética e o Futuro do Brasil”, com o Dr. Luiz Flávio Gomes, e “O Papel da Mídia na (Re) Produção da Violência Contra a Mulher”, com a Dra. Alice Bianchini. O evento aconteceu no auditório da OAB Poços de Caldas, na última quarta-feira (25).

O encontro contou com a presença de vereadores, advogados, estudantes, professores, servidores públicos e comunidade em geral. Na primeira palestra, que tratou da violência contra a mulher, a doutora em Direito Penal e mestre em Direito, Alice Bianchini, apresentou dados referentes às condições de igualdade entre homens e mulheres. Segundo a professora, em pesquisa realizada no ano de 2016 em 144 países para analisar a questão da desigualdade de gênero, o Brasil aparece na 90ª posição. Alice pontuou que a pesquisa revela, ainda, que a igualdade chegará em 95 anos.

Já com relação à igualdade salarial, a expectativa é que a mesma seja conquistada somente no ano de 2049, de acordo com dados apresentados pela palestrante. No que diz respeito ao posicionamento da mídia quanto à imagem da mulher, Alice enfatizou que houve avanços nesse sentido, principalmente com a atuação do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), no entanto as mudanças acontecem em ritmo lento. “Todos nós, em cada uma das comissões, em cada uma das situações como pessoa e como sociedade, também temos muito trabalho pela frente”, enfatizou.

A segunda palestra, com o doutor em Direito Penal Luiz Flávio Gomes, tratou da questão da corrupção. Temas como o reflexo da corrupção na vida das pessoas e a corrupção como problema cultural foram abordados durante o encontro.

A presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, vereadora Lígia Podestá (DEM), destacou que o evento realizado pela Câmara e a OAB amplia o debate de conscientização dos direitos das mulheres. “As conquistas até o momento não foram fáceis e ainda há muitas batalhas pela frente. A palestra marca as atividades da Comissão da Câmara, que tem também como um dos objetivos discutir ações de combate à violência contra a mulher”, afirmou.