22 de Maio de 2018

25/04/2018

Assistente virtual

Nova ferramenta permite aproximação da comunidade nas ações do vereador Gustavo Bonafé

Gestão estruturada, ágil e eficiente com foco na transparência e na participação popular. Esse é um dos objetivos propostos pelo Mandato Aberto, plataforma destinada a políticos que queiram discutir problemas junto à população e ampliar a atuação da comunidade nas ações do mandato. O vereador Gustavo Bonafé (PSDB) faz parte dessa iniciativa através de uma ferramenta inovadora que visa, por meio da rede social Facebook, aproximar os cidadãos das suas atividades enquanto parlamentar.

O legislador pontuou que todas as outras iniciativas já criadas durante o mandato, como a transparência no salário, nos gastos do gabinete, criação dos Agentes 165 (mandato participativo) e a aprovação de projetos de lei com a contribuição da comunidade, levaram seu nome para fora de Poços. “Fui convidado a participar de um processo de seleção da iniciativa Mandato Aberto, da empresa APP CÍVICO, que trabalha para o desenvolvimento da democracia no país através de inovações tecnológicas. O Mandato Aberto nada mais é do que a implementação de um assistente virtual para aprimorar questões de transparência, de controle social, de ampliação da participação cidadã nas decisões do mandato e para melhorar a comunicação que eu tenho com a população de Poços de Caldas. Dentro desse processo, fui selecionado e sou um dos políticos no âmbito nacional que utiliza essa ferramenta”, contou.

Em um primeiro momento, as pessoas que quiserem visitar a página do vereador no Facebook e clicarem na opção “enviar mensagem” vão começar a interagir com o assistente virtual. A partir daí, poderão saber mais sobre a trajetória, história e resultados do trabalho do parlamentar. “Os visitantes poderão, inclusive, opinar sobre um projeto que quero lançar. Isso vai me ajudar na tomada de decisão e encaminhamento de soluções para a cidade. O tema que está em pauta agora envolve a criação, através da Escola do Legislativo, do projeto ‘Luz, Câmara e Ação’, que vai trabalhar com a exibição de filmes e promoção de debates sobre diferentes temas de importância social, contribuindo com a formação cidadã em Poços. Então, gostaria de saber se as pessoas teriam interesse em participar desse tipo de projeto, além de obter contribuições dos cidadãos para que o projeto já conte com a força da participação popular”, destacou.

Por fim, Bonafé ressaltou que o assistente virtual ajuda a levantar a opinião das pessoas que estão em constante interação com seu gabinete. “Isso faz toda a diferença no meu trabalho, pois é uma forma de ouvir o que elas pensam e a partir disso melhorar e aprimorar minha atuação. Portanto, espero a participação efetiva de quem acompanha meu trabalho”, concluiu.