19 de Julho de 2018

19/04/2018

Parlamento Jovem

Oficinas auxiliam alunos na elaboração de propostas sobre Violência contra a Mulher

No último dia 16, a Câmara de Poços promoveu a segunda oficina de formação temática para alunos do Parlamento Jovem. O evento contou com a presença da professora, mestranda em Educação e conselheira Tutelar Andréa Benetti, da assistente social Tainara Marques e da psicóloga Giulia Viotti Granato. Durante a atividades, foram discutidos os subtemas Violência nos Espaços Institucionais do Poder e Violência e Assédio Sexual.

As oficinas têm como objetivo preparar os alunos para o reconhecimento das demandas e para a elaboração de propostas, através do estudo aprofundado do tema Violência contra a Mulher. A etapa municipal é concluída com a realização de uma plenária, oportunidade em que todas as sugestões são colocadas em votação.

A conselheira tutelar Andréa Benetti falou sobre a Violência nos Espaços Institucionais do Poder. O subtema define esses espaços como qualquer organização coletiva ou entidade social, pública, privada ou do terceiro setor, reconhecida socialmente e regulamentada por lei. São exemplos desses espaços: escolas, empresas, repartições públicas Organizações Sociais (OSs), igrejas, autarquias, secretarias de estado, casas legislativas, tribunais, ministérios do governo federal, entre outros.

De acordo com informações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), um dos objetivos da abordagem desse tema é, ao observar a realidade social brasileira, discutir o fato de que homens e mulheres, historicamente, não têm ocupado posições igualitárias nos espaços institucionais do poder. Apesar de demonstrarem avanços significativos em diferentes áreas e setores da vida social nos últimos anos, as mulheres ainda ocupam posições inferiores no mercado de trabalho.

Ainda dentro das discussões, um grupo de estudantes apresentou a plataforma digital FemHelp, criada para apoio às vítimas de violência. No site é possível encontrar links de apoio à mulher, vídeos, textos de ajuda e também um chat. O projeto foi desenvolvido pelas jovens Thaisha Almeida, Laisa Tavares, Tamara Tavares, Júlia Franco, Laura Dias, Júlia Oliveira e Gabriela Bastos.

Thaisha explicou que o objetivo do FemHelp é ajudar aquelas que sofrem algum tipo de violência a denunciarem os abusos. “O FemHelp começou no ensino médio. Depois disso resolvemos levar o projeto adiante, pois começamos a receber muitos relatos de mulheres que sofriam violência doméstica. A partir daí, a gente começou a buscar uma forma de encorajá-las a fazer as denúncias, para que elas se sentissem livres e sem nenhum julgamento. Esse encontro de hoje é uma ótima iniciativa, pois conseguimos conscientizar os estudantes, pois, às vezes, podem estar passando por uma situação ou vendo alguém nessa situação”, enfatizou.

Durante a oficina, houve ainda uma atividade realizada em parceria com a Secretaria de Promoção Social. O grupo de teatro da Companhia Círculo de Arte fez uma apresentação sobre o tema Violência contra a Mulher.

Violência e Assédio Sexual

O terceiro subtema do PJ 2018 foi abordado pela assistente social Tainara Marques e pela psicóloga Giulia Viotti Granato, que atuam na rede PAEFI - Mulher/CREAS (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos). Durante a apresentação, elas discutiram com os alunos sobre os exemplos de assédio, como identificá-lo e onde ele ocorre.

Segundo Giulia, o objetivo do trabalho da rede é a ruptura da violência, não no sentido de romper a relação, mas sim no fortalecimento e criação de estratégias de limites e mudanças para que não exista a violência nesse relacionamento. “As mulheres podem chegar ao CREAS por demanda espontânea ou encaminhadas de algum outro setor da Prefeitura. Oferecemos um atendimento para a mulher no sentido de romper essa situação de violência em que vive. Trabalhamos com situações de violência doméstica, física, psicológica, moral, patrimonial e sexual, e nosso intuito é fornecer atendimento de orientação sobre direitos que possuem e auxílio para que se fortaleçam”, afirmou.

A aluna Evelin Martins Rocha, da Escola Padrão do Parque das Nações, participa pela terceira vez do Parlamento Jovem. Para ela, o tema de 2018 foi o que mais chamou sua atenção. “Eu me identifiquei mais com esse tema e o segundo subtema considero o mais interessante, pois mostra a realidade que muitas pessoas vivem. O projeto FemHelp é uma ferramenta muito importante. Se todos colaborassem, teríamos menos violência e mais mudanças”, ressaltou.

Projeto

Em 2018, o Parlamento Jovem chega à 10ª edição em Poços de Caldas. Participam projeto 13 escolas da cidade: Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Objetivo, Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Centro Educacional Inovação, Escola Padrão do Parque das Nações, Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc) e Escola Estadual David Campista. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé e São Sebastião do Paraíso.