20 de Julho de 2018

04/04/2018

PSF Nova Aurora

Evento marca início da terapia Reiki nas unidades de saúde de Poços

Na última quarta-feira (04), a Prefeitura deu início à implantação do método Reiki no Sistema Municipal de Saúde de Poços. Durante evento realizado no PSF Nova Aurora, a Secretaria de Saúde informou que, em um primeiro momento, serão contempladas 10 unidades, com a presença de 12 voluntários. O vereador Gustavo Bonafé (PSDB), que no ano passado levou a reivindicação ao Executivo, acompanhou a abertura das atividades.

A oferta de tratamentos que utilizam recursos terapêuticos ligados às Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na Saúde do município foi assunto discutido pelo vereador e o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, em novembro de 2017. Na ocasião, o parlamentar apresentou à Prefeitura uma proposta para implementação do método Reiki nos atendimentos das unidades de saúde, dentro do projeto de tratamentos alternativos já existentes no município. Prontamente, a Secretaria iniciou um trabalho de execução do projeto.

O professor de Reiki Eduardo Fonseca, que é o idealizador do projeto e um dos voluntários, falou sobre a importância desse projeto para Poços de Caldas. “É difícil mensurar isso, pois as portas que foram abertas fazem toda a diferença. Imagine a união de profissionais, com serviço de voluntariado, em prol da população carente. Isso vai inspirar outros municípios a executarem esse tipo de trabalho. É muito valioso para quem pratica e mais valioso para quem recebe. Imagine um grupo que só tenha a dar, sem nada receber, somente os retornos vibracionais da bondade, do amor, da benevolência, que fortalecem o caráter”, enfatizou.

Segundo o secretário de Saúde Carlos Mosconi, o projeto vem sendo muito bem recebido pela comunidade. “A ideia é fazer com que este contingente possa crescer e a prática possa ser realizada em um número maior de unidades. É um método utilizado em outros países, como Japão e Estados Unidos, e é bastante positiva, que visa ao estabelecimento de um bem-estar do paciente, à diminuição da ansiedade e de outros problemas do a dia a dia que praticamente todas as pessoas têm”, afirmou.

Para o vereador Gustavo Bonafé, é preciso destacar a importância da mobilização cidadão no lançamento de projetos em benefício da sociedade. “Meu trabalho foi de articular para que uma boa ideia e um bom projeto pudessem ser viabilizados. O vereador tem esse papel de fazer conexões entre os poderes, entre os representantes da cidade, para conseguir transformar Poços de uma maneira sustentável e inteligente”, declarou.

Os interessados em conhecer detalhes do projeto, inclusive com relação ao trabalho voluntário, devem acessar o endereço www.reiki.conhecendo.com.br/voluntariado.

PICs

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

São exemplos de PICs: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Antroposófica e Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga.