15 de Julho de 2018

27/03/2018

Edição 2018

Câmara promove oficina de formação política para alunos do Parlamento Jovem

As funções do Poder Legislativo e a ética na política foram assuntos abordados durante uma oficina destinada aos alunos do Parlamento Jovem 2018. O encontro foi realizado pela Câmara na última sexta-feira (23) e contou com a participação da servidora da Assessoria Técnica Legislativa Patrícia Vieira e do filósofo Rudra Das. O objetivo da atividade foi preparar os estudantes para as fases de discussão, redação e elaboração de propostas sobre o tema Violência contra a Mulher.

Durante sua apresentação, Patrícia Vieira falou sobre a divisão dos Poderes, a estrutura do Poder Legislativo Municipal, as funções do vereador e as etapas de elaboração e votação de uma lei. “Apesar de ser um assunto complexo, procurei passar como tudo funciona em uma linguagem simples, dinâmica e direta. Além disso, procurei mostrar que, apesar do atual cenário político nacional, existe um Poder Legislativo sério, transparente e atuante em prol do bem da população”, ressaltou.

A importância da participação popular também foi um tema discutido com os alunos. Para a servidora, o envolvimento dos jovens na política, inclusive através do Parlamento Jovem, contribui para que eles se tornem cidadãos mais conscientes e convictos de suas decisões no futuro. “As atividades do PJ são importantes, visto que os alunos precisam estar preparados e motivados para defenderem suas propostas, além da rica oportunidade de se inteirarem dos mais diversos conhecimentos da área da administração pública e, especialmente, do funcionamento do Poder Legislativo”, afirmou.

O filósofo Rudra Das foi convidado para falar sobre Ética na Política. Além de propor uma discussão entre os alunos, o tema foi abordado através de dinâmicas, reforçando a importância desse debate nos dias atuais.

Projeto

A partir da cerimônia de lançamento do PJ, várias atividades são realizadas pela Câmara. Além das oficinas e grupos de trabalho, os alunos participam das plenárias municipal e regional para a discussão do tema principal e votação de propostas. As sugestões selecionadas nos municípios serão levadas à plenária estadual, em Belo Horizonte. Este último evento acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, oportunidade em que o documento final, com as propostas de todas as cidades, é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG.

Em 2018, o Parlamento Jovem chega à 10ª edição em Poços de Caldas. O tema central está dividido nos subtemas Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais do Poder e Violência e Assédio Sexual. Participam do PJ 13 escolas da cidade: Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Objetivo, Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar, Centro Educacional Inovação, Escola Padrão do Parque das Nações, Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc) e Escola Estadual David Campista. Poços de Caldas faz parte do Polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso e Itaú de Minas.