24 de Abril de 2018

27/03/2018

Terceiro quadrimestre de 2017

Secretaria de Saúde apresenta relatório de Gestão do SUS durante audiência pública

Na última segunda feira (26), durante audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou o Relatório de Gestão do SUS referente ao 3º quadrimestre de 2017. O encontro atende ao que determina a Lei Complementar Federal n. 141/12, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde, estabelecendo, ainda, normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas nessa área.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, do secretário adjunto da pasta, Flávio Togni de Lima e Silva, do contador da Secretaria, Ronaldo Tavares, e do diretor do Departamento de Controle e Avaliação, Edson Avela. Servidores de outros setores da Saúde também participaram da audiência.

Além das ações realizadas pela pasta no último quadrimestre de 2017, o secretário de Saúde apresentou o número de atendimentos feitos nas redes assistencial, própria, contratada e conveniada. Foram mais de 78 mil atendimentos na Estratégia Saúde da Família (ESF), entre consultas médicas e atendimento com outros profissionais de nível superior. Na Medicina Social, foram 858 usuários atendidos com suplementos e dietas e 1324 com a utilização de fraldas. Já na rede de Urgência e Emergência e hospitais, as informações apontam 205.569 procedimentos na UPA e mais de 17 mil atendimentos telefônicos pelo SAMU.

Os atendimentos odontológicos, bem como os procedimentos realizados nos CAP’s, no setor de DST/AIDS e no núcleo de especialidades, também foram pontuados no relatório. Para o secretário Carlos Mosconi, foi um ano trabalhoso, como sempre acontece na Saúde e na administração pública. “Um ano em que os desafios foram colocados, novidades ocorreram, bem como fatos novos na Saúde, e tivemos que enfrentar todos eles, felizmente, com a colaboração inestimável dos servidores. Servidores que sempre demonstram um empenho e uma disposição para o trabalho de uma forma absolutamente invejável e que são, na realidade, a razão dos êxitos que tivemos. Eles se devem à equipe que formamos e aos servidores que estão na Saúde há muito tempo, que têm uma experiência bastante vitoriosa nessa questão”, ressaltou.

Os recursos aplicados nas ações da Saúde em Poços também foram pontuados. Segundo informações do Executivo, o orçamento total destinado ao setor de Saúde para o ano de 2017 foi definido pela Lei Ordinária n. 9162/2016, no valor de R$ 182.935.136,00. A receita quadrimestral decorrente da transferência de recursos de outras esferas de governo totalizou R$ 30.441.045,85. Destes, R$ 28.188.477,37 foram oriundos do Governo Federal (92,5%) e R$ 2.252.568,48 (7,4%) do Governo Estadual. O investimento de recursos próprios no terceiro quadrimestre foi de R$ 34.257.765,25 (32,27%).

Vereadores

Durante a audiência, os vereadores questionaram alguns pontos do relatório, apresentaram sugestões para melhorias nos serviços prestados e parabenizaram o Executivo por ações realizadas nos últimos tempos. Alguns dos assuntos abordados pelos parlamentares foram: os números referentes aos usuários de fraldas e a situação do serviço em 2018; a quantidade de castrações feitas no final do ano passado; a remuneração dos médicos da Unidade de Pronto Atendimento; a dívida do Estado com a Saúde de Poços; a instalação de um Banco de Leite; o serviço de Tratamento Fora de Domicílio; os mutirões realizados no município; o trabalho de combate ao Aedes Aegypt; a previsão de novas cirurgias para os próximos meses; o atendimento na área da Hepatologia; a aquisição, por pacientes, de medicamentos de alto custo; a importância de um trabalho de orientação nas unidades de saúde; o encaminhamento do Plano de Carreira dos servidores da Estratégia Saúde da família.

O vídeo da audiência pública, com a apresentação completa da Secretaria de Saúde, está disponível para consulta no Portal da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br) e no endereço www.youtube.com/camarapocos.