23 de Junho de 2018

28/02/2018

Violência contra a Mulher

Câmara inicia atividades do Parlamento Jovem 2018

A coordenação municipal do Parlamento Jovem em Poços de Caldas se reuniu, na última segunda-feira (26), no plenário da Câmara, com professores e coordenadores de escolas de ensino médio do município. O objetivo foi apresentar as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano, com base no tema Violência contra a Mulher.

Em um primeiro momento, as escolas que quiserem participar do PJ devem assinar um termo de adesão e, posteriormente, selecionar os alunos para início do trabalho. Nesse ano, serão disponibilizadas 80 vagas para Poços de Caldas, divididas entre as unidades de ensino parceiras. Participaram do primeiro encontro com a coordenação representantes da Escola Estadual Cleusa Lovato Caliari, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Nini Mourão, Instituto Educacional São João da Escócia, Colégio Objetivo, Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Estadual João Eugênio de Almeida, Escola Estadual Francisco Escobar e Colégio Inovação.

Taís Ferreira, uma das coordenadoras do PJ em Poços, destacou que algumas escolas já confirmaram a participação no projeto em 2018. “Nesse primeiro encontro, tivemos a presença de professores que já atuaram no projeto em anos anteriores e também de escolas que estão conhecendo o Parlamento Jovem. Algumas unidades já confirmaram a participação e nossa expectativa é que seja um trabalho produtivo ao longo do ano. É um tema em bastante evidência e tenho certeza que sairão boas propostas ao final do projeto”, ressaltou.

O tema de 2018 foi escolhido pelos alunos de todo o estado, durante a Plenária Final em Belo Horizonte, realizada em setembro de 2017. Os subtemas são: Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais do Poder e Violência e Assédio Sexual. Os conteúdos serão debatidos pelos alunos durante as oficinas e demais etapas do projeto, com a apresentação e votação de propostas. A cerimônia oficial de lançamento do projeto está agendada para dia 14 de março, às 15h, no Plenário da Câmara Municipal.

Nesse ano, Poços pertence ao polo Sudoeste, formado também pelas cidades de Itaú de Minas, São Sebastião do Paraíso e Guaxupé. Após a realização da etapa municipal, as atividades continuam nas fases regional e estadual. A conclusão do projeto se dá em Belo Horizonte, com a entrega à ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) das propostas aprovadas por todas as cidades do estado.

Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates, exposição de opiniões, negociações e escolhas. Em 2018, o PJ chega à 10ª edição em Poços de Caldas.

As escolas que quiserem conhecer o projeto devem entrar em contato com a Câmara pelo telefone 3729-3877.