23 de Junho de 2018

26/02/2018

Obras

Lucas Arruda solicita intervenções em trechos das rodovias Poços/Palmeiral e Bortolan/Marco Divisório

Recentemente, em reunião com o coordenador regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) em Poços de Caldas, engenheiro Fernando Antônio Carneiro Ferreira, o vereador Lucas Arruda (Rede) solicitou melhorias na rodovia LMG-880, trecho Poços de Caldas/Palmeiral. Durante o encontro, o parlamentar pediu, ainda, uma atenção especial na BR-267, trecho que liga a zona oeste da cidade, passando pelo Bortolan, ao bairro Marco Divisório. As solicitações foram feitas, também, através de ofícios encaminhados ao órgão pelo gabinete do vereador.

Com o objetivo de proporcionar maior segurança para alunos e comunidade em geral, o legislador enfatizou a necessidade de implantação de dois radares na avenida Anna Antônia Merli (Poços/Palmeiral). O primeiro nas proximidades da Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira, Fazenda Aparecida, e o segundo na entrada da Fazenda Cachoeirinha. “É um pedido antigo da comunidade da zona rural, visto que cresceu o movimento naquele trecho com as melhorias na pavimentação”, ressaltou.

Em resposta à solicitação, o DER informou que, devido à colocação de um radar no bairro Córrego D’Antas, km 86,9, não há viabilidade de recursos para instalação de outros equipamentos adicionais no mesmo trecho. No entanto, serão executados sonorizadores e reforço na sinalização, alertando motoristas quanto à existência de área escolar e trecho perigoso.

Com relação à BR-267, que se estende da zona oeste ao bairro Marco Divisório, Lucas Arruda solicitou o recapeamento asfáltico do trecho, bem como implantação de melhorias na sinalização horizontal e vertical e de medidas visando à redução de velocidade no trânsito. “É um trecho muito utilizado, também, por ciclistas e pedestres, portanto são necessárias intervenções para a segurança de todos. Tivemos uma resposta do coordenador regional do DER, informando que está programada para o primeiro trimestre desse ano a obra de recuperação funcional do trecho, que engloba recapeamento e rejuvenescimento do pavimento”, relatou.

Ainda de acordo com a resposta encaminhada ao vereador, as duas pistas receberão novas placas de regulamentação, indicação e advertência, garantindo a segurança da comunidade. Com relação à utilização de via exclusiva para ciclistas, o coordenador salientou que a Prefeitura deve buscar alternativas para rotas ciclísticas paralelas às rodovias em áreas que permitam sua locação.

Também foi pauta da reunião entre o vereador e o coordenador regional a possibilidade de duplicação da Rodovia Geraldo Martins Costa, conhecida como Rodovia do Contorno. Lucas Arruda destacou que é uma via importante para o trânsito de veículos pesados na região e, atualmente, pouco suporta a intensidade do tráfego, sobretudo por ser sinuosa, com muitos aclives e declives. “São obras que, com certeza, vão contribuir com o desenvolvimento do nosso município”, concluiu o vereador.