23 de Junho de 2018

23/02/2018

Zona rural

Vereadores visitam escola Dona Lúcia Sacoman Junqueira

Na última quinta-feira (22), os vereadores Maria Cecília Opípari (PT) e Paulo Tadeu Silva D’Arcadia (PT) visitaram a Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira, na Fazenda Aparecida, zona rural da cidade. Além de verificarem como se encontram as dependências da unidade, eles conversaram com professores e funcionários sobre questões envolvendo o trabalho dos profissionais da Educação, como por exemplo o pagamento das horas in-itinere.

Maria Cecília explicou que, no final do ano passado, a pedido do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, recebeu alguns professores que trabalham na zona rural, ocasião em que questionaram a possibilidade de mudanças no pagamento das horas in-itinere. “Após essa reivindicação, resolvemos iniciar algumas visitas às escolas da zona rural para sabermos como está a questão desse pagamento. As horas in-itinere se caracterizam como o tempo gasto pelo empregado, no caso os professores, até o local de prestação de serviços. Trata-se de um benefício que recebem para se deslocarem até a zona rural. Existem algumas reclamações e vamos averiguar o caso, se preciso até com o encaminhamento de um pedido de informações à Prefeitura”, disse.

Outro assunto abordado pelos vereadores durante a visita foi sobre a junção de turmas de 7º e 8º anos. Para a vereadora, este é um assunto que merece uma discussão ampla. “Ficamos surpresos ao saber que a Secretaria de Educação determinou a junção de algumas turmas, no caso da escola Dona Lúcia Sacoman de 7º e 8º anos. Não tínhamos conhecimento dessa ação no município. Vamos levantar essa questão, fazer um debate aprofundado e saber da Educação o motivo da medida”, afirmou.

Maria Cecília ressaltou que dará continuidade às visitas e ao trabalho de análise das questões envolvendo a área da Educação. “Quanto ao in-itinere, vamos continuar cobrando, pois o assunto merece uma atenção do poder público e é justa a revindicação desse benefício. Os profissionais que trabalham na zona rural acabam ficando mais tempo na escola, acordam mais cedo e precisam levar sua própria comida. Vamos analisar com muito cuidado para dar uma resposta a eles”, concluiu.