24 de Fevereiro de 2018

09/02/2018

Atividades em 2018

Comissão planeja ações voltadas à defesa dos direitos das mulheres

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, instituída pela Câmara através da Resolução n. 814/2016, se reuniu na última quarta-feira (07) com o objetivo de definir as ações de trabalho para os próximos meses. Além de elaborarem um cronograma de trabalho, os vereadores discutiram a possibilidade de realização de diversos eventos durante o ano, todos voltados ao combate à violência e à discriminação e à necessidade de maior participação da mulher na política.

Presidente da comissão, a vereadora Lígia Podestá (DEM) destacou que o objetivo dos encontros, além de discutir os projetos e as possíveis denúncias que podem chegar à Câmara, é propor ações educativas e de conscientização. “Estamos iniciando o trabalho de 2018 e a primeira reunião serviu para estruturarmos as atividades. Várias propostas foram apresentadas pelos membros da comissão e estou entusiasmada para que façamos um trabalho sério, abrangendo temas ligados à violência, ao empreendedorismo, entre outros”, enfatizou.

Ainda segundo a parlamentar, as ações da Câmara já terão início no mês de março, quando o Legislativo comemora o Mês da Mulher Trabalhadora. Além da tradicional homenagem às mulheres indicadas pelos vereadores, a intenção é que aconteçam debates sobre temas diversos.

Além da vereadora Lígia Podestá, fazem parte da comissão a vereadora Maria Cecília Opípari (PT), vice-presidente, e os vereadores Paulo Tadeu D’Arcadia (PT), Mauro Ivan de Oliveira (PSB) e Gustavo Bonafé (PSDB).

Comissão

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, de acordo com o que estabelece a Resolução n. 814, tem por objetivo proteger os direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação. Além disso, compete à comissão, entre outras atribuições: receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas dos governos federal, estadual e municipal que visem à promoção da igualdade de gênero, assim com a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias; cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.