14 de Agosto de 2018

05/02/2018

SAMU

Carlos Roberto destaca importância do serviço de motolância no município

Em janeiro desse ano, entrou em operação em Poços de Caldas o serviço de motolância. O veículo já fazia parte da frota do SAMU desde 2009 e chegou a ser utilizado por algum tempo de forma irregular, quando o Ministério da Saúde determinou a suspensão do uso. O vereador professor Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), autor de um requerimento que pontuou a necessidade de reimplantação do serviço, destacou a importância desse reforço para o trabalho diário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

De acordo com o parlamentar, o pedido de informações foi encaminhado à Prefeitura em setembro de 2017, ressaltando que o serviço de motolância atenderia a população de forma mais rápida, agilizando os procedimentos até a chegada de uma ambulância, nos casos mais graves. “Na época, em reposta à Câmara, a Secretaria de Saúde nos esclareceu que a moto enviada pelo Ministério da Saúde estava no município e que necessitava de alguns reparos. Além disso, informaram que seriam realizados os procedimentos indispensáveis para a retomada do serviço”, pontuou.

A motolância, segundo informações da Prefeitura, fará plantões diários, das 7h às 19h. Para a circulação do veículo, é obrigatório que os condutores sejam técnicos de enfermagem ou enfermeiros e que possuam o curso de capacitação do GMAU - Grupo de Motociclista de Atendimento a Urgências. O treinamento é realizado em Guarulhos, SP, com duração de 60 horas. Com etapas de caráter eliminatório, dos 28 participantes que iniciaram o treinamento, apenas 13 chegaram ao final do curso. Os socorristas de Poços Charles Horácio Ferreira e Flávio Custódio concluíram a capacitação com as melhores notas.

Para o vereador Carlos Roberto, o retorno desse serviço será de grande valia para a população de Poços de Caldas. “A implantação do serviço de motolância em nossa cidade foi motivado por um requerimento e conversas com a administração por nossa iniciativa. Agradecemos, mais uma vez, o empenho do Sr. Prefeito Sérgio Azevedo e Senhores Secretários Dr. Mosconi e Flávio na execução desse importante serviço para o município. Aproveitamos para parabenizar os socorristas que já estão atuando com a motolância”, declarou.