24 de Fevereiro de 2018

05/01/2018

Saúde

Requerimento aborda necessidade de ampliação de leitos hospitalares no município

Em outubro do ano passado, o vereador Lucas Arruda (Rede) apresentou um requerimento solicitando informações do Executivo sobre medidas adotadas visando à implantação de novos leitos hospitalares no município. Desde o início do mandato, o parlamentar tem discutido a necessidade de ampliação do número de leitos disponíveis aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em resposta ao Poder Legislativo, no mês de dezembro, a Secretaria de Saúde esclareceu que o município conta, atualmente, com 229 leitos, incluindo os de UTI, sendo 119 no Hospital da Santa Casa e 110 no Hospital Santa Lúcia. Ainda de acordo com a administração, hoje, há um deficit em torno de 100 leitos para pacientes do SUS, principalmente nos casos clínicos e cirúrgicos.

Sobre a possibilidade de aumento dos leitos na rede de urgência e emergência, conforme cronograma apresentado à Câmara no ano de 2016, através de recursos do Ministério da Saúde, a Secretaria informou que não houve a implantação definitiva de tais ações, visto que existe a necessidade de ampliações dos hospitais e de liberação de recursos financeiros por parte do Governo Federal, o que ainda não se concretizou. Segundo a pasta, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde têm liberado, mensalmente, recursos de incentivo aos dois hospitais credenciados em Poços para o atendimento na rede de urgência, além de recursos de complemento do custeio de leitos de UTI.

Lucas Arruda destacou que a demanda por leitos hospitalares é grande e que o assunto precisa ser constantemente debatido. “Temos uma preocupação enorme com esse assunto, principalmente devido ao número de pessoas que esperam longos períodos até o surgimento de novas vagas nos hospitais da cidade. Isso causa uma angústia muito grande nas famílias e, frequentemente, recebemos demandas nesse sentido. O que queremos é trabalhar e cobrar ações para que os leitos sejam ampliados. Sabemos que os recursos para a questão dos leitos são estaduais e federais, então devemos reivindicar a fim de que os governos colaborem com o município”, declarou.