22 de Maio de 2018

Notícias - Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Atalhos de navegação

  Pesquisar no Google
Menu por migalhas

Você está em: Página inicial > Comunicação - Notícias

Comunicação

Notícias

29/12/2017

Requerimento

Lucas Arruda recebe informações sobre pacientes em tratamento fora do domicílio

Compartilhar:

Em agosto desse ano, o vereador Lucas Arruda (Rede) encaminhou um requerimento ao Executivo solicitando informações sobre o transporte de pacientes que fazem tratamento médico fora do município. A grande demanda por esse serviço, os transtornos causados pelas viagens e a complexidade dos procedimentos foram alguns dos motivos que levaram o parlamentar a discutir o tema junto à Prefeitura. Recentemente, ele recebeu da Secretaria Municipal de Saúde dados referentes ao setor de TFD (Tratamento Fora do Domicílio).

De acordo com o legislador, muitas reivindicações de pacientes que necessitam desse serviço chegam à Câmara frequentemente, por isso a importância de uma atenção especial nessa questão. Lucas Arruda destacou que, com base nas informações prestadas pela Prefeitura, irá propor melhorias nesse serviço.

Em resposta ao requerimento do vereador, a Secretaria de Saúde informou que existem 6.129 pacientes cadastrados no serviço de tratamento fora de domicílio, sendo que 1.800 pessoas estão, atualmente, em tratamento nas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Barretos, Jaú, Bauru, Piracicaba, Sorocaba, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Alfenas, Três Corações e Itajubá. Ainda segundo a administração, não existem veículos adaptados para o transporte de pacientes com deficiência, no entanto já foi encaminhada uma solicitação para contratação desse tipo de veículo.

Ainda no requerimento, a Prefeitura encaminhou informações sobre a avaliação feita por usuários do serviço, custos gerados pelo transporte terceirizado, número de automóveis utilizados, valores das diárias pagas aos pacientes para alimentação, entre outros assuntos.

Para o vereador Lucas Arruda, um TFD de qualidade proporciona maiores chances de recuperação no tratamento médico. “Essa questão do TFD é muito relevante, uma vez que os pacientes que usam o serviço já estão acometidos por algum tipo de doença e ainda precisam enfrentam o transtorno da estrada, o que envolve também a questão da segurança. É importante que a gente esteja atento para que a situação seja amenizada, aliviando o sofrimento dessas pessoas”, ressaltou.

O vereador afirmou que, com base nas respostas enviadas, encaminhará algumas indicações à Prefeitura no sentido de aperfeiçoar o serviço prestado. “Será possível elaborar algumas sugestões, como por exemplo o transporte adaptado para deficientes, questão que já está sendo analisada pela administração. Queremos trabalhar também na questão das diárias, propondo que os valores sejam reajustados e as pessoas possam fazer avaliação das condições dos veículos. Tudo isso visando à melhoria do serviço oferecido pelo município”, concluiu.

Outras notícias


Acesso à Informação
Acesso à Informação

Siga a Câmara

Siga a Câmara no Youtube
Siga a Câmara no Facebook


Comissão das águas

Clique no link abaixo e copie para o seu computador o relatório técnico.

Download do relatório (Mar/12)


SAPL Móvel

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) é a ferramenta utilizada para a gestão do processo legislativo. Acompanhe de perto toda a atividade legislativa de seu representante.

Acesse:
sapl-mobile.pocosdecaldas.mg.leg.br





Tempo


Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Rua Junqueiras, 454 - Centro - CEP 37701-033
Prédio Anexo: Rua Junqueiras, 555
Geral: (35) 3729-3800
Ramais: consulte

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 12 às 18 horas

Observação aos padrões:

  • XHTML 1.0 Strict
  • CSS nível 2.1
  • Conformidade com o nível AAA das Diretrizes para Acessibilidade dos Conteúdos da Web 1.0

Creative Comons - Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil
Creative Commons 2008 - Alguns direitos reservadosLigação para um novo sítio

Símbolo de Acessibilidade na Web [D]
Símbolo de Acessibilidade na Web - NCAMLigação para um novo sítio

Menor resolução recomendada 1024x768 pixels
Desenvolvido por Assessoria TI