22 de Maio de 2018

29/12/2017

Lucas Arruda recebe informações sobre pacientes em tratamento fora do domicílio

Em agosto desse ano, o vereador Lucas Arruda (Rede) encaminhou um requerimento ao Executivo solicitando informações sobre o transporte de pacientes que fazem tratamento médico fora do município. A grande demanda por esse serviço, os transtornos causados pelas viagens e a complexidade dos procedimentos foram alguns dos motivos que levaram o parlamentar a discutir o tema junto à Prefeitura. Recentemente, ele recebeu da Secretaria Municipal de Saúde dados referentes ao setor de TFD (Tratamento Fora do Domicílio).

De acordo com o legislador, muitas reivindicações de pacientes que necessitam desse serviço chegam à Câmara frequentemente, por isso a importância de uma atenção especial nessa questão. Lucas Arruda destacou que, com base nas informações prestadas pela Prefeitura, irá propor melhorias nesse serviço.

Em resposta ao requerimento do vereador, a Secretaria de Saúde informou que existem 6.129 pacientes cadastrados no serviço de tratamento fora de domicílio, sendo que 1.800 pessoas estão, atualmente, em tratamento nas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Barretos, Jaú, Bauru, Piracicaba, Sorocaba, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Alfenas, Três Corações e Itajubá. Ainda segundo a administração, não existem veículos adaptados para o transporte de pacientes com deficiência, no entanto já foi encaminhada uma solicitação para contratação desse tipo de veículo.

Ainda no requerimento, a Prefeitura encaminhou informações sobre a avaliação feita por usuários do serviço, custos gerados pelo transporte terceirizado, número de automóveis utilizados, valores das diárias pagas aos pacientes para alimentação, entre outros assuntos.

Para o vereador Lucas Arruda, um TFD de qualidade proporciona maiores chances de recuperação no tratamento médico. “Essa questão do TFD é muito relevante, uma vez que os pacientes que usam o serviço já estão acometidos por algum tipo de doença e ainda precisam enfrentam o transtorno da estrada, o que envolve também a questão da segurança. É importante que a gente esteja atento para que a situação seja amenizada, aliviando o sofrimento dessas pessoas”, ressaltou.

O vereador afirmou que, com base nas respostas enviadas, encaminhará algumas indicações à Prefeitura no sentido de aperfeiçoar o serviço prestado. “Será possível elaborar algumas sugestões, como por exemplo o transporte adaptado para deficientes, questão que já está sendo analisada pela administração. Queremos trabalhar também na questão das diárias, propondo que os valores sejam reajustados e as pessoas possam fazer avaliação das condições dos veículos. Tudo isso visando à melhoria do serviço oferecido pelo município”, concluiu.