17 de Dezembro de 2017

30/11/2017

Jovem Aprendiz e Empreendedor é tema de audiência pública

A Câmara de Poços realizou, na última quarta-feira (29), uma audiência pública para discutir o tema Jovem Aprendiz e Empreendedor. O objetivo principal do encontro, proposto pelo vereador Pedro Magalhães (PSDB), foi debater ações que poderão ser desenvolvidas no município, e até mesmo aquelas que já estão em análise, para inclusão de jovens no mercado de trabalho, de acordo com a legislação vigente.

Participaram da audiência a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, e a supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Flávia Camargo Busatte. Representantes do SENAC e de outras instituições que atuam no município, como o Clube de Empreendedores de Poços de Caldas, também estiveram presentes.

De acordo com o autor da proposta, o que motivou a realização da audiência foi a necessidade de discussão de políticas públicas voltadas aos jovens. “É importante debater o assunto, uma vez que a necessidade de ações de incentivo ao primeiro emprego e oportunidade de qualificação é uma realidade não só do município, mas de outras cidades do país. Desde o início do ano, temos percebido a grande quantidade de jovens fora do mercado de trabalho, muitas vezes por falta dessas políticas públicas. Dessa forma, é uma oportunidade de debatermos, também, a questão do empreendedorismo. Devemos estimular esse assunto em nossos jovens, para que tenham um contato com as várias profissões e atividades, despertando, assim, o desejo e a vontade de terem uma vida digna”, destacou.

Sobre o tema empreendedorismo, Marcelo Ricciardi, do Clube de Empreendedores de Poços de Caldas, ressaltou a importância de se falar desse assunto na figura do jovem. “A nossa principal marca, se pudermos resumir em uma palavra, digo que é a palavra Inovação. O pessoal que faz parte do Clube é um pessoal jovem, na faixa dos 30 a 35 anos, que querem empreender e querem fazer coisas diferentes que muitas vezes Poços não contempla. Dentro dessa marca de Inovação, é muito importante a gente falar do empreendedorismo na figura do jovem. Quem está começando a empreender tem esse fôlego e tem ideias novas. Temos o programa Jovem Aprendiz, que contempla os jovens que querem seguir carreira. Quero deixar o desafio, uma pergunta. Como podemos ajudar o jovem que não se enquadra dentro desses modelos de negócios, dessas categorias que a gente está acostumado? Queria chamar a atenção para que a cidade de Poços de Caldas possa também contemplar esses jovens que estão procurando modelos novos, que precisam ainda ser descobertos”, disse.

A secretária de Promoção Social, Luzia Martins, afirmou que o encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho é um dos maiores problemas enfrentados pela pasta. “Há muito tempo estou investigando, querendo relação das empresas, para que possamos entrar em contato com elas e dialogar sobre uma porcentagem para nós, para nossos usuários. Dessa forma, achei que foi muito produtivo [o debate], pois aconteceu uma provocação. Esperamos que, a partir de agora, possamos fazer um trabalho mais eficaz com nosso jovens. Sabemos que eles precisam de uma oportunidade. Para eles não é tão fácil como para uma família que já está inserida nesse contexto. Esse processo é fundamental para que nosso trabalho venha a ter algum êxito e, futuramente, não piore o estado dos nossos usuários”, enfatizou.

Ainda segundo Luzia, o ideal seria uma parceria com as empresas, a fim de que analisassem os currículos dos jovens atendidos pela Secretaria e selecionassem um percentual desses usuários para o emprego. “Isso contribuiria para uma sociedade mais justa e mais igualitária”, declarou.

Ao final do debate, o vereador Pedro Magalhães afirmou que a Câmara fará os encaminhamentos necessários e que esse contato entre poder público, instituições e comunidade é de extrema importância no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à inclusão do jovem no mercado de trabalho. “Fizemos a proposição dessa audiência, que foi acatada por todos os vereadores, portanto o debate passou a ser da Câmara Municipal. Acredito que tivemos a oportunidade de um debate enriquecedor e espero que possamos avançar nessa questão, contribuindo com o desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou.

O vídeo da audiência, com todas as considerações feitas, está disponível para consulta no Portal da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br).