17 de Dezembro de 2017

30/11/2017

Dificuldades

Lucas Arruda e Associação de Diabéticos discutem distribuição de medicamentos especiais

Na manhã da última terça-feira (28), o vereador Lucas Arruda (Rede) recebeu integrantes da Associação de Diabéticos de Poços de Caldas (ADPC). Um dos objetivos da reunião foi discutir as dificuldades encontradas pelos pacientes na obtenção da insulina glargina Lantus. O medicamento é fornecido pelo Governo do Estado e distribuído em Poços de Caldas através da Regional de Saúde de Pouso Alegre.

De acordo com a presidente da ADPC, Cristina Machioni, a Regional de Saúde tem exigido, para fornecimento da insulina, que o diabético possua hipoglicemia severa. Para ela, a condição imposta não se justifica, uma vez que a insulina Lantus tem como função controlar a glicemia, evitando as hipoglicemias causadas pela insulina regular.

A medida, segundo a diretoria da Associação, tem causado transtornos aos pacientes. “Estamos tendo um retrocesso no tratamento em diabetes. Há necessidade de se investir em prevenção porque as sequelas resultam em alto custo para o diabético, o Estado, familiares e sociedade como um todo”, afirmou a secretária Nanci Saquelli

O problema enfrentado pelos diabéticos motivou o encaminhamento de uma Moção de Apelo, aprovada recentemente pela Câmara, ao Governo do Estado de Minas Gerais. O autor da proposição, vereador Lucas Arruda, solicitou que fosse restabelecido o fornecimento de medicamentes especiais aos pacientes. “Nossa Moção foi no sentido de reivindicar ao Estado a liberação da insulina Lantus, que é um medicamento de alto custo e muitos pacientes o utilizam atualmente. O Governo de Minas não tem liberado devido a falta de recursos e isso recai como responsabilidade da Prefeitura. Pedimos uma prioridade nessa questão da Saúde, pois as pessoas não podem esperar”, declarou.

O vereador destacou, também, que tem acompanhado o trabalho da Associação de Diabéticos. Para ele, a entidade tem um papel muito importante na conscientização dos pacientes. “Hoje, há estimativas que Poços pode ter um número de diabéticos de mais de cinco mil. Então, o trabalho de conscientização é necessário, incentivando a mudança de hábitos para melhora da doença, além de promover ações que possibilitem a descoberta da doença ainda na fase inicial. A ADPC é formada por pessoas muito sérias, que têm trabalhado em parceria com o poder público para garantir os direitos dos diabéticos”, ressaltou.

Durante a reunião, algumas ações foram estabelecidas a fim de resolver a questão do fornecimento de insulinas, bem como promover um trabalho de conscientização através da associação. Além do contato já feito para uma reunião na Regional de Saúde em Pouso Alegre, o vereador Lucas Arruda se propôs a encaminhar ao Executivo um requerimento, solicitando informações sobre o trabalho voltado aos diabéticos no município, e um anteprojeto de lei sugerindo a criação da Semana de Conscientização do Diabetes, em parceria com ADPC. As proposições, segundo o parlamentar, darão continuidade ao trabalho que visa à melhoria da qualidade de vida dos pacientes com diabetes.