17 de Dezembro de 2017

24/11/2017

Políticas públicas

Próxima audiência discute inclusão de jovens no mercado de trabalho

A Câmara de Poços realizará uma audiência pública com o tema “Jovem Aprendiz e Empreendedor”, atendendo a um requerimento do vereador Pedro Magalhães (PSDB). O encontro será na próxima quarta-feira (29), a partir das 17h.

De acordo com o autor da proposta, o objetivo principal da audiência é debater ações que poderão ser desenvolvidas no município, e até mesmo aquelas que já estão em análise, para inclusão de jovens no mercado de trabalho, de acordo com a legislação vigente. No requerimento aprovado pela Câmara, o vereador comentou sobre a Lei Federal n. 10.097, que estabelece a contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos, na condição de aprendizes, por empresas de médio e grande porte.

Para Pedro Magalhães, a legislação em vigor dá oportunidade aos jovens da inclusão social através do primeiro emprego, sem deixar de lado o estímulo à continuidade dos estudos. “Após observarmos a grande quantidade de jovens e adolescentes que existem no município com um tempo ocioso, pois muitas vezes estudam apenas um período, houve uma preocupação com relação às políticas públicas desenvolvidas para esse segmento, em relação ao mercado de trabalho. A intenção é saber como está a situação do programa Jovem Aprendiz, se nós temos, hoje, ações para desenvolver a questão do empreendedorismo, proporcionando facilidades de inclusão no mercado de trabalho. É preciso que o poder público estimule isso, através de políticas públicas”, enfatizou.

Ainda segundo o parlamentar, a audiência será uma oportunidade de realizar um levantamento das reais demandas e desafios nessa área, inclusive avaliando o que já é feito e pode ser aperfeiçoado.

As inscrições para uso da palavra durante a audiência deverão ser feitas na recepção da Câmara ou no e-mail comunicacao@pocosdecaldas.mg.leg.br. Dúvidas ou sugestões também poderão ser feitas por escrito, através de um formulário que será distribuído no início do evento. Outras informações pelos telefones 3729-3877/3818.