21 de Outubro de 2017

27/09/2017

Educação Política nas Escolas

Alunos de Poços participam de etapa estadual do Parlamento Jovem

Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, o projeto Parlamento Jovem de Minas foi concluído na última semana, no plenário da ALMG, em Belo Horizonte. A Câmara de Poços participou da etapa estadual do projeto, com a presença dos alunos Letícia de Souza, da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, e Gabriel Castilho Lodi, da Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida. Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da Câmara, vereador Lucas Arruda (Rede), e a coordenadora do PJ em Poços, Tais Ferreira.

O tema do projeto em 2017 foi Educação Política nas Escolas. Nos três dias de evento em Belo Horizonte, 119 estudantes de 63 municípios discutiram as 79 propostas encaminhadas pelas Câmaras, propondo a aglutinação e reorganização da maior parte delas. Desse total, foram aprovadas 17 propostas, entre elas uma sugestão levantada em Poços de Caldas, aprovada na etapa regional por todo o Polo Sul de Minas II e encaminhada à fase estadual. A ideia é inserir, periodicamente, debates, palestras, oficinas e apresentação de trabalhos envolvendo temas atuais e cidadania em disciplinas relacionadas a essas temáticas.

Além das atividades da plenária, os alunos participaram de uma oficina para que pudessem conhecer melhor os temas propostos para a edição de 2018. Após eleição, venceu o tema “Violência contra a Mulher”, que será discutido no próximo ano pelos municípios que fazem parte do projeto.

A coordenadora do PJ em Poços, Tais Ferreira, destacou a atuação dos alunos do Polo Sul de Minas II durante a fase estadual do PJ. “Tanto os alunos de Poços, como também os de Guaxupé e São Sebastião do Paraíso, participaram ativamente das atividades, inclusive sugerindo melhorias em propostas que estavam em votação. A proposta encaminhada pelo Polo Sul de Minas II, que trata da realização de debates e palestras, sofreu uma modificação que foi solicitada pelo aluno de Poços, demonstrando o interesse nesse processo”, destacou.

Tais ressaltou, ainda, o crescimento do Parlamento Jovem em Minas Gerais. Segundo a coordenadora, em reunião com os representantes dos municípios presentes, a gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz, enfatizou que, em 2018, o PJ Minas alcançará sua maior expansão desde o início do projeto. Serão 154 municípios inscritos, totalizando um crescimento de 144,44% em relação aos 63 que participaram da edição de 2017. “O crescimento é muito importante, no entanto discutimos a necessidade de fortalecimento dos polos regionais, uma vez que, com o aumento do número de cidades, nem todos os municípios terão representantes na etapa estadual. É preciso um atrativo durante as fases municipal e regional para que os alunos não se sintam desmotivados e continuem tendo interesse na participação do projeto”, afirmou.

A aluna Letícia de Souza é veterana no Parlamento Jovem. Há três anos, ela participa do projeto, inclusive sendo, em todas as vezes, escolhida para a etapa estadual. “O que tornou essa edição tão especial foi o tema Educação Política nas Escolas. Um tema que é a cara do Parlamento Jovem e, consequentemente, envolveu ainda mais os estudantes em seus debates. Quando estamos na etapa estadual, a visão sobre o tema muda, pois são vários estudantes de 63 municípios e cada um leva uma realidade diferente. No final, acaba que esse contato e as diferenças nos fazem encontrar uma proposta final coerente para o todo. Espero que, no ano que vem, o tema Violência Contra a Mulher encontre também muitos debates e propostas”, disse.

Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais, destinado a alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo.