21 de Outubro de 2017

27/09/2017

PUC Poços recebe homenagem dos vereadores

Durante sessão especial realizada na noite da última terça-feira (26), a Câmara de Vereadores prestou uma homenagem à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais pelos 20 anos de instalação do campus em Poços de Caldas. O evento atendeu a um requerimento do vereador Lucas Arruda (Rede), aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares.

Participaram da cerimônia o prefeito Sérgio Azevedo, o prefeito de Caldas Ulisses Guimarães Borges, o ex-prefeito Luís Antônio Batista, chefe do Executivo na época da instalação do campus, o pró-reitor adjunto da PUC em Poços, professor Iran Calixto Abrão, o diretor acadêmico do campus, professor Márcio Leandro Gonçalves, e o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Daniel Monteiro Bernardes. Professores e alunos da universidade também prestigiaram a sessão especial.

Para o vereador Lucas Arruda, é preciso destacar a contribuição da PUC para o progresso do município. “São diversos cursos que ajudaram a formar muitos poços-caldenses, além de pessoas que vieram de outras partes do Brasil, fato que possibilitou o fomento da economia local. Como ex-aluno, é muito gratificante participar dessa homenagem. No período em que estive na PUC, tive uma experiência muito boa no movimento estudantil e isso me trouxe ensinamentos que levo para a vida toda”, declarou.

O pró-reitor adjunto, professor Iran Calixto, enfatizou durante discurso a trajetória da PUC Minas em Poços de Caldas. “A PUC Minas chegou no município com o objetivo de fazer a diferença e oferecer às pessoas a possibilidade de adquirir conhecimento em uma instituição séria, ética, competente e em constante desenvolvimento. A universidade apostou em Poços de Cadas e em cada uma das pessoas envolvidas na implantação e funcionamento do campus, que nasceu com a força e qualidade de ensino PUC Minas, enquanto instituição renomada em todo o país”, afirmou.

A sessão foi marcada pela entrega de uma placa comemorativa ao pró-reitor da instituição em homenagem aos 20 anos do campus. Ainda durante o evento, houve uma apresentação musical do Coral Sementes do Amanhã e do Coral Infantil Semear, sob a regência de Michele Costa Damião.

História

O campus da universidade em Poços de Caldas foi inaugurado em 03 de fevereiro de 1997, após a aprovação da Lei Municipal n. 6.237/1996, que autorizou a Autarquia Municipal de Ensino a ceder, em comodato, à Sociedade Mineira de Cultura área de sua propriedade para construção das instalações físicas da PUC Minas. Atualmente, o campus possui 13 prédios construídos em um terreno de 250 mil metros quadrados, mais de 230 funcionários, 200 docentes e mais de cinco mil alunos de graduação, matriculados nos treze cursos ofertados.

Além da graduação, a PUC Poços alcançou o número de 4.600 alunos matriculados nos cursos de pós-graduação, em diversas áreas do conhecimento. A universidade oferece, também, programas de mestrado e doutorado por meio de videoconferência com Belo Horizonte. O primeiro curso foi de Comunicação Social, iniciado em 2014.