18 de Novembro de 2017

30/08/2017

Saúde e Educação

Anteprojeto sugere presença de técnico de enfermagem em escolas municipais

De autoria do vereador professor Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), o anteprojeto de lei n. 44 estabelece a obrigatoriedade de visitas itinerantes de um técnico de enfermagem nas unidades escolares da rede municipal de ensino. De acordo com a proposta, o profissional deverá atuar nas escolas da região do PSF ou UBS em que estiver lotado.

A matéria foi encaminhada ao Executivo e pode voltar à Câmara para votação, caso seja acatada pela Prefeitura. De acordo com o anteprojeto, serão atribuições do técnico de enfermagem: realizar os atendimentos de emergência; orientar os professores, servidores e comunidade escolar na prestação de primeiros socorros; promover ações de promoção à saúde; realizar outras atividades dentro da área de competência, como curativos e administração de tratamentos e medicamentos, desde que prescritos por profissional de saúde habilitado; auxiliar nas campanhas educativas de vacinação, entre outras ações.

Segundo o vereador, além de realizar um trabalho de prevenção à saúde e auxiliar nos casos mais urgentes, as visitas do profissional ajudariam a diminuir a demanda nas unidades de emergência. “O técnico de enfermagem estaria atento a essas questões, inclusive permitindo que algumas situações sem gravidade sejam resolvidas no próprio PSF ou até mesmo na escola, sem necessidade de encaminhamento à UPA ou rede hospitalar em geral. É um trabalho, em especial, de promoção da saúde, que poderá resultar em diversos benefícios para a comunidade escolar”, afirmou.

O anteprojeto prevê, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde deverá indicar um enfermeiro padrão para coordenar as atividades desenvolvidas pelo técnico de enfermagem nas unidades de ensino.

A proposta apresentada pelo vereador está disponível para consulta no Portal da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br), em Proposições.