23 de Setembro de 2017

24/08/2017

Empresa Lorenzetti

Vereadores conferem medidas adotadas após rompimento de tanque de contenção

Na manhã da última quinta-feira (24), os vereadores de Poços visitaram a fábrica Lorezentti Louças Sanitárias a fim de conferir as medidas adotadas pela empresa após o rompimento de um tanque de contenção de barbotina. O produto, uma mistura de água, caulin e argila, é utilizado na produção das louças. Os parlamentares se reuniram com gerente industrial Dalton Nin e receberam informações sobre o problema ocorrido na madrugada da última quarta-feira (23).

Segundo a empresa, o estouro do tanque, localizado nas proximidades da Represa Saturnino de Brito, pode ter sido causado pela fadiga do material, já que o equipamento é de 2011. A grande preocupação da comunidade é que o fato venha a comprometer a qualidade da água da represa, ocasionando a paralisação da ETA 1 e interrompendo o abastecimento de água em bairros da zona leste.

De acordo com o gerente industrial da Lorenzetti Louças Sanitárias, os funcionários da empresa conseguiram conter grande parte do material e, de imediato, notificaram os órgãos ambientais pertinentes. “Imediatamente fui avisado [do problema], viemos até o local e conseguimos conter grande parte do material. Hoje, recebemos os representantes da Câmara e acredito que ficaram muito mais tranquilos porque a região está toda limpa, conseguimos efetuar a limpeza em um prazo de duas horas. O mais importante é que a Lorenzetti tomou as precauções de notificar todos os órgãos competentes, ou seja, a Polícia Ambiental, o Núcleo de Emergência Ambiental e o DMAE. Temos os e-mails enviados para comprovar que agimos com transparência. A água agora está saindo limpa e estamos tomando providências para que acidentes como este não aconteçam mais. Estamos reforçando os tanques que temos justamente para não ocorrer novamente”, ressaltou Dalton Nin.

Ainda segundo o gerente, a empresa realizou um trabalho rápido a fim de evitar problemas ainda maiores. “Estamos todos nos esforçando para que não tenha mais nenhuma consequência negativa. Tivemos um trabalho satisfatório, um trabalho feito com velocidade. Estamos tristes pelo acidente, mas seguros de que os materiais são inertes. Abrimos as portas para o DMAE para a coleta da água e eles vão voltar durante alguns dias para o acompanhamento”, disse,

Durante a visita, os vereadores pontuaram a preocupação da Câmara com relação a possíveis danos ambientais e com a interrupção do abastecimento de água naquela região, fatos que motivaram a reunião com representantes da empresa. Eles reforçaram a importância desse trabalho de prevenção, a fim de que outros acidentes não ocorram na cidade. Ainda segundo os legisladores, a Câmara está atenta às questões ligadas ao meio ambiente, com o objetivo de propor medidas que contribuam com o desenvolvimento do município.

Participaram da reunião os vereadores Lígia Podesta (DEM), Maria Cecília Fiqueiredo Opípari (PT), Pedro Magalhães (PSDB), Ricardo Sabino (PSDB), Gustavo Bonafé (PSDB), Álvaro Cagnani (PSDB), Paulo Tadeu Silva D’Arcadia (PT), Wilson Rodrigues (DEM), Marcelo Heitor (PSC), Lucas Arruda (Rede) e Joaquim Alves (PMDB).