23 de Setembro de 2017

14/07/2017

Agentes 165

Gustavo Bonafé promove encontro para prestação de contas do mandato

Um dos objetivos do projeto Agentes 165, criado pelo vereador Gustavo Bonafé (PSDB), é incentivar a presença dos cidadãos nas ações políticas do seu mandato e, consequentemente, participar de encontros de prestação de contas do gabinete. As reuniões acontecem a cada três meses e, na última semana, foram divulgadas informações referentes à atuação do legislador nos meses de abril, maio e junho.

Além da prestação de contas da produção legislativa do vereador, o encontro também tem a finalidade de levantar demandas. “Essa prestação de contas envolve tanto os pedidos de informações, projetos, anteprojetos, iniciativas cidadãs fomentadas, gastos de gabinete e todas as ações de transparência, como também a discussão de ideias que venham dos próprios agentes para contribuir com o gabinete”, comentou o legislador.

O projeto Agentes 165 foi lançado oficialmente no mês de abril e, desde então, várias reuniões foram promovidas para a discussão de temas específicos e realização de ações pelos grupos de trabalho. “O projeto tem dado muito certo. O gabinete vem trabalhando com muita qualidade nas proposições justamente porque consegue manter o alinhamento com o cidadão que está diariamente envolvido nas demandas da cidade. Ou seja, conseguimos ser assertivos nessa articulação com a população. O projeto vai passar por alguns ajustes, pois sentimos a necessidade de investir mais tempo e recursos na formação política. Teremos, semanalmente, pílulas de educação política, onde os agentes receberão conteúdos que vão ajudar na formação deles enquanto cidadãos, tanto para exercer o controle social, como também para aprimorar as ideias que estão sendo oferecidas ao gabinete”, destacou Bonafé.

Ainda durante o encontro, os agentes participaram de uma palestra com o filósofo Rudra Das, que tratou de questões envolvendo os desafios do ser na sociedade atual. “Através da experiência de vida, inclusive em outras culturas, ele trouxe pontos positivos e pontos que podem ser melhorados em nossa maneira de exercer a cidadania. A ideia central foi discutir como podemos sair de espectadores, que muitas vezes são aquelas pessoas que só reclamam, para um lugar de protagonismo, de pessoas que produzem junto com o poder público e com outros setores”, disse.

Projeto

A decisão em ter um mandato transparente e participativo motivou o vereador a criar uma proposta de integração entre pessoas engajadas com a transformação social, econômica e ambiental de Poços de Caldas. Ajudar o gabinete na tomada de decisões, fiscalizar as atividades do mandato, propor ideias e soluções para a cidade e participar de sessões e audiências públicas da Câmara são alguns dos objetivos dos Agentes 165. Todas as informações do projeto estão disponíveis nas redes sociais do vereador Gustavo Bonafé.