20 de Outubro de 2017

07/07/2017

Saúde e Educação

Requerimentos apontam necessidade de melhorias na zona rural

Quatro requerimentos aprovados pela Câmara, de autoria do vereador professor Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), tratam da necessidade de providências na zona rural do município, em especial na Fazenda Boa Vista. As proposições já foram encaminhadas ao Executivo e solicitam informações sobre a manutenção do prédio que abriga o PSF, reforma da Escola Municipal Raphael Sanches, implantação de um Centro de Educação Infantil para atender crianças de 0 a 4 anos e construção de uma área de lazer nas proximidades da unidade de saúde.

Durante visita à Fazenda Boa Vista, no mês de junho, o vereador esteve na unidade do PSF. Segundo Carlos Roberto, o prédio necessita de vários reparos devido a problemas de infiltrações e na rede elétrica. “A zona rural conta com seis unidades do Programa Saúde da Família e a população é divida em algumas áreas para atendimento conforme sua residência. Na unidade da Fazenda Boa vista, são 340 pessoas cadastradas. Diante dos problemas encontrados, estamos questionando o Executivo se existe uma programação para reforma no local, que hoje precisa de intervenções urgentes, em especial com relação à fiação elétrica e infiltração”, ressaltou.

A reforma da Escola Municipal Raphael Sanches também foi um assunto abordado pelo vereador. A unidade de ensino atende 158 alunos da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental e, segundo o parlamentar, algumas intervenções não puderam ser concluídas devido ao término do contrato com a empresa responsável pele execução das melhorias. Dessa forma, ele solicita informações da Prefeitura sobre a possibilidade de construção de um parquinho infantil no local e retomada dos serviços que ainda não foram finalizados.

Ainda com relação à área da Educação, Carlos Roberto sugeriu ao Executivo a construção de um Centro de Educação Infantil na região da Fazenda Boa Vista. Em conversa com moradores, foi apontada a necessidade de atendimento às crianças de 0 a 4 anos de idade. “De acordo com os moradores, não há acesso às unidades já existentes naquela região em razão da falta de transporte escolar. Considerando que a educação infantil é fundamental para o bom e pleno desenvolvimento da criança, estamos questionando se já foi feito um estudo para verificar a demanda de um CEI naquela comunidade e se existe possibilidade de providenciar transporte escolar até que esse problema seja resolvido”, comentou.

Por fim, o vereador sugeriu à administração a construção de uma academia ao ar livre nas proximidades do PSF, atendendo a um pedido da comunidade. Em um dos requerimentos encaminhados ao Executivo, Carlos Roberto indagou se há previsão para execução da obra.