17 de Dezembro de 2017

19/05/2017

Escolas Municipais

Anteprojeto propõe criação da Semana de Orientação Profissional

Informar os estudantes sobre as principais profissões existentes no mercado de trabalho, além dos requisitos para ingresso, e divulgar informações sobre programas, órgãos e entidades que incentivam a contratação de menores aprendizes. Esses são alguns dos objetivos do anteprojeto que institui a Semana de Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas unidades escolares da rede municipal de ensino. A proposta, de autoria do vereador Mauro Ivan de Oliveira (PSB), foi encaminhada ao Executivo nesta semana e, se acatada, volta à Câmara para votação.

De acordo com a proposição, as atividades da Semana de Orientação Profissional acontecerão, anualmente, na última semana do mês de outubro e serão destinadas aos alunos matriculados a partir da 8º ano do ensino fundamental. Além dos objetivos já citados, o projeto possui outras finalidades: esclarecer a respeito das atribuições e tarefas das principais profissões; discutir a Lei n. 10.097/2000, conhecida como Lei da Aprendizagem; realizar exposições durante as aulas, palestras, entrevistas e debates em grupos, utilizando recursos didáticos disponíveis.

Mauro Ivan destacou que as informações sobre o mercado de trabalho, bem como sobre os meios de acesso às oportunidades, são fatores determinantes nesta etapa da vida dos jovens e adolescentes. “A intenção é possibilitar o crescimento profissional desses jovens, dando oportunidade do acesso a orientações e esclarecimentos sobre as profissões e o mercado de trabalho. Além disso, é preciso destacar que a proposta encaminhada ao Executivo poderá contribuir para que eles adquiram valores como responsabilidade, compromisso e respeito, através do despertar de uma nova perspectiva. Esperamos que o anteprojeto seja bem recebido e possa voltar à Câmara para apreciação dos vereadores”, afirmou.

O anteprojeto de lei n. 31/2017 está disponível para consulta no Portal da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br), no link Proposições.