24 de Agosto de 2017

12/05/2017

Paulo Eustáquio quer informações sobre implantação do projeto Olho Vivo

A necessidade de ações efetivas visando à melhoria da segurança pública no município sempre foi um assunto discutido pelo vereador Paulo Eustáquio de Souza (PMDB). Desde a última Legislatura, o parlamentar tem encaminhado proposições ao Executivo no sentido de buscar informações sobre o que vem sendo executado nessa área. Nesta semana, ele apresentou um requerimento, aprovado pelos demais vereadores, questionando a possibilidade de implantação na cidade do projeto Olho Vivo, desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

O Sistema de Videomonitoramento da Violência, mais conhecido como Projeto Olho Vivo, consiste na instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade, onde a incidência criminal é grande. O objetivo é monitorar e reprimir a ocorrência de ações criminosas, diminuir a criminalidade violenta e o tráfico de drogas, auxiliar na identificação de suspeitos e, ainda, aumentar a sensação de segurança entre a população.

No requerimento, o vereador destacou que o projeto já foi implementado em várias cidades do estado e tem trazido resultados bastantes positivos, como é o caso de Divinópolis, onde houve uma redução dos índices de criminalidade na ordem de 30% a 40%. “Temos exemplos de vários municípios que adotaram essa medida e vem conseguindo melhorias significativas na área da segurança pública. Em nossa cidade, existe uma grande preocupação com relação ao tráfico de drogas e roubos, dessa forma o projeto contribuiria na redução desses índices”, afirmou.

O legislador ressaltou, ainda, que notícias divulgadas pela Prefeitura no ano de 2015 informavam que havia a intenção de se implantar o projeto em Poços. De acordo com as informações, a administração aguardava, naquela época, a liberação dos recursos e início da licitação. Assim, o vereador questionou se existe o interesse do município em dar andamento nesse processo e se já houve contato entre o Executivo e demais órgãos com relação ao assunto.