18 de Novembro de 2017

Notícias - Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Atalhos de navegação

  Pesquisar no Google
Menu por migalhas

Você está em: Página inicial > Comunicação - Notícias

Comunicação

Notícias

12/05/2017

Mandato Participativo

Jogo da Baleia Azul é tema de reunião do projeto Agentes 165

Compartilhar:

Integrantes do projeto Agentes 165, criado pelo vereador Gustavo Bonafé (PSDB), se reuniram no início da semana para discutir a repercussão do fenômeno conhecido como jogo da Baleia Azul. Desde o lançamento oficial do projeto, em abril desse ano, os grupos têm se reunido com frequência para debater temas atuais e, ainda, propor encaminhamentos de melhorias para o município.

A iniciativa do parlamentar tem como objetivo incentivar a presença e participação dos cidadãos nas ações políticas de seu gabinete. Todo o trabalho é organizado em equipes e, segundo Bonafé, a necessidade de discussão do tema Baleia Azul foi levantada pelo grupo “Consciência”, através das Conversas Sulfurosas, nome dado à ferramenta social que caracteriza encontros menores para diálogos sobre temas pontuais que preocupam toda a comunidade.

De acordo com o vereador, o projeto Agentes 165 encontra-se em um momento de autonomia, com a apresentação de sugestões à Câmara. “Os grupos têm se reunido e apontado as demandas a serem encaminhadas. Portanto, eles têm total liberdade para fazer as reuniões sobre determinadas áreas e propor as ações, com o apoio do gabinete. Em algumas ocasiões, acontecem esses encontros gerais e o último foi sobre o jogo Baleia Azul, que tem a perspectiva do mundo da criança e do adolescente. Durante a conversa, descobrimos que existem vários outros fatores sociais envolvidos e que o Baleia Azul é apenas mais um efeito colateral de uma sociedade que sofre em diversos aspectos”, comentou.

A reunião do grupo foi transmitida ao vivo na rede social facebook do vereador Gustavo Bonafé. Para ele, a intenção foi promover uma conversa participativa e envolver todos aqueles que querem entender mais sobre o assunto. “Além da discussão que tivemos no momento do encontro, vamos produzir um material que abordará, de maneira geral, a questão do suicídio, pontuando aspectos históricos, mitos, verdades e estatísticas no Brasil e no mundo, além de ações para combater e prevenir esse tipo de situação. Um fato que discutimos que é que 90% dos casos poderiam ser evitados, a partir do momento que você tem pessoas próximas, atentas e mais presentes. Esse documento estará disponível para toda população a fim de ampliar a consciência sobre o tema, principalmente no universo do jovem”, destacou.

Bonafé ressaltou, ainda, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos demais grupos que fazem parte do projeto. Ele citou, como exemplo, a sugestão feita pelo grupo da Transparência para realização de uma audiência pública com o tema Transparência Pública e Controle Social. O requerimento já foi aprovado pelos vereadores e o encontro será marcado em breve.

O vereador comentou, também, sobre o levantamento feito pelo grupo da Economia a respeito de matérias orçamentárias que serão votadas em breve pela Câmara, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Plano Plurianual e o Orçamento do município, a fim de iniciar um processo amplo de fiscalização.

Agentes 165

A decisão em ter um mandato mais profissional, transparente e participativo motivou o vereador a criar uma proposta de integração entre pessoas engajadas com a transformação social, econômica e ambiental de Poços de Caldas. Ajudar o gabinete na tomada de decisões, fiscalizar as atividades do mandato, propor ideias e soluções para a cidade e participar de sessões e audiências públicas da Câmara são alguns dos objetivos do projeto Agentes 165.

A proposta consiste na formação de 12 grupos de trabalho divididos em áreas específicas: Transparência, Participação, Educação, Cultura, Economia, Mobilidade, Estilo de Vida, Consciência, Urbanismo, Inovação, Saúde e Natureza. Os temas estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e aos eixos do Programa Cidades Sustentáveis. Cada grupo tem a função de propor ideias na área, solicitar informações ao Poder Público, contribuir com a fiscalização e expandir iniciativas pela cidade.

Para participar do projeto Agentes 165, é preciso preencher um formulário informando dados, expondo motivações em fazer parte do grupo e escolhendo uma área de atuação. Todas as informações estão disponíveis nas redes sociais do vereador Gustavo Bonafé.

Outras notícias


Acesso à Informação
Acesso à Informação

Siga a Câmara

Siga a Câmara no Youtube
Siga a Câmara no Facebook


Comissão das águas

Clique no link abaixo e copie para o seu computador o relatório técnico.

Download do relatório (Mar/12)


SAPL Móvel

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) é a ferramenta utilizada para a gestão do processo legislativo. Acompanhe de perto toda a atividade legislativa de seu representante.

Acesse:
sapl-mobile.pocosdecaldas.mg.leg.br





Tempo


Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Rua Junqueiras, 454 - Centro - CEP 37701-033
Prédio Anexo: Rua Junqueiras, 555
Geral: (35) 3729-3800
Ramais: consulte

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 12 às 18 horas

Observação aos padrões:

  • XHTML 1.0 Strict
  • CSS nível 2.1
  • Conformidade com o nível AAA das Diretrizes para Acessibilidade dos Conteúdos da Web 1.0

Creative Comons - Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil
Creative Commons 2008 - Alguns direitos reservadosLigação para um novo sítio

Símbolo de Acessibilidade na Web [D]
Símbolo de Acessibilidade na Web - NCAMLigação para um novo sítio

Menor resolução recomendada 1024x768 pixels
Desenvolvido por Assessoria TI