17 de Dezembro de 2017

12/05/2017

Apelo

Moção encaminhada ao Governo do Estado pede liberação de recursos para saúde

Uma Moção de Apelo aprovada pela Câmara de Poços e encaminhada ao Governo do Estado pede a liberação de recursos financeiros para a área da saúde. A proposição é de autoria do vereador Pedro Gonçalves Magalhães Júnior (PSDB), o Pedrinho da Zona Sul, que ressaltou a importância dos valores para continuidade das políticas públicas, bem como para o atendimento nos hospitais e a distribuição de medicamentos.

De acordo com dados apresentados pelo legislador, a dívida do Governo do Estado com Poços de Caldas chega a quase R$ 13 milhões, incluindo gastos com funcionários, medicamentos, custeio com hospitais e UPA, entre outros setores. “Atualmente, temos informações das dificuldades enfrentadas pelo município para compra de medicamentos no Sistema Único de Saúde, uma vez que os mesmos vêm sendo adquiridos com recursos municipais devido à falta de repasse do estado. Do mesmo modo, a UPA e a Santa Casa estão com grandes dificuldades financeiras para atendimento”, ressaltou o vereador.

Pedrinho destacou, ainda, que o pagamento dos débitos do Governo do Estado aos municípios foi defendido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, em audiência pública realizada no início de maio, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A dívida total do Estado ultrapassa R$ 1,5 bilhão.

Para o vereador, a Câmara de Poços reconhece o tratamento que é oferecido à população na área da saúde e defende a prioridade dessas ações. “É um dos melhores atendimentos do sul de Minas. Entendemos que existe uma desarranjo fiscal no país, com grave situação financeira, mas a saúde deve ser priorizada”, finalizou.