18 de Novembro de 2017

Notícias - Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Atalhos de navegação

  Pesquisar no Google
Menu por migalhas

Você está em: Página inicial > Comunicação - Notícias

Comunicação

Notícias

10/05/2017

Educação Política

Câmara promove oficina de Oratória para alunos do Parlamento Jovem

Compartilhar:

Com o objetivo de preparar os alunos para as demais fases do Parlamento Jovem, em especial para a defesa das propostas durante as plenárias municipal e estadual, a Câmara de Poços promoveu uma oficina de Oratória. O encontro aconteceu na última segunda-feira (08) e reuniu cerca de 100 estudantes das escolas que integram o projeto em 2017. A oficina foi ministrada pelo palestrante Symon Hill, especialista em comunicação interpessoal.

Durante as oficinas promovidas pela Câmara, os estudantes discutem temas que irão auxiliá-los tanto na elaboração como também na apresentação das propostas. No último encontro, os alunos aprenderam algumas técnicas de como se deve preparar, iniciar e terminar uma explanação em público. Além disso, receberam dicas importantes para o controle da timidez, até mesmo para as atividades em sala de aula.

Pela quinta vez consecutiva à frente da oficina de oratória do PJ em Poços, Symon Hill destacou o engajamento dos alunos na edição de 2017. “Eles estavam focados, concentrados em aprender as técnicas e acredito que isso se deva às edições anteriores. A oficina já era esperada e eles interagiram, participaram muito e fizeram todas as atividades, então o principal destaque dessa edição foi o engajamento dos estudantes”, ressaltou

Symon enfatizou, ainda, que não encontra dificuldades em trabalhar o tema com os jovens, uma vez que, apesar de conectados, eles percebem a necessidade de se comunicarem verbalmente. “Eles têm dificuldades de comunicação e percebem essa necessidade, sabem que precisam se comunicar melhor. O mais interessante é acompanhar o resultado disso. Os jovens se tornam mais flexíveis, mais adaptáveis, graças a uma boa habilidade de comunicação. A oficina tem essa proposta, que é ajudar a se tornarem mais sociáveis”, declarou.

Isabelle Nunes Machado é aluna da Escola Padrão do Parque das Nações e participa pela primeira vez do Parlamento Jovem. Para ela, as oficinas permitem que os estudantes conheçam mais sobre o projeto e aprendam técnicas de interação. “A oficina de oratória nos ajudou a perder a timidez na hora de fazermos perguntas em público. Acho que os próximos encontros também serão importantes para aprendermos outros assuntos, que vão ser úteis nas fases finais do projeto”, disse.

No próximo dia 22, está agendada na Câmara uma oficina de redação de propostas, com a coordenação do PJ em Poços.

Projeto

O tema do PJ em 2017 é Educação Política nas Escolas, dividido em três subtemas: Educação política e currículo; Interações entre a escola e sociedade na formação política dos jovens; Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas. Durante a realização do projeto, os estudantes participam de diversas oficinas e, a partir daí, devem elaborar propostas relativas ao assunto e apresentá-las durante a plenária final municipal, que está prevista para junho.

Neste ano, fazem parte do projeto as seguintes instituições de Poços: Colégio Nini Mourão, Escola Estadual Doutor Edmundo Gouvea Cardillo, Escola Padrão do Parque das Nações, Escola Estadual Doutor João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Centro Educacional Inovação e Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari.

O projeto é dividido em três etapas: municipal, regional e estadual. A finalização de todo o trabalho acontece em Belo Horizonte, quando as propostas sobre o tema principal, aprovadas pelos alunos, são entregues à Comissão de Participação Popular da ALMG.

Outras notícias


Acesso à Informação
Acesso à Informação

Siga a Câmara

Siga a Câmara no Youtube
Siga a Câmara no Facebook


Comissão das águas

Clique no link abaixo e copie para o seu computador o relatório técnico.

Download do relatório (Mar/12)


SAPL Móvel

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) é a ferramenta utilizada para a gestão do processo legislativo. Acompanhe de perto toda a atividade legislativa de seu representante.

Acesse:
sapl-mobile.pocosdecaldas.mg.leg.br





Tempo


Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Rua Junqueiras, 454 - Centro - CEP 37701-033
Prédio Anexo: Rua Junqueiras, 555
Geral: (35) 3729-3800
Ramais: consulte

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 12 às 18 horas

Observação aos padrões:

  • XHTML 1.0 Strict
  • CSS nível 2.1
  • Conformidade com o nível AAA das Diretrizes para Acessibilidade dos Conteúdos da Web 1.0

Creative Comons - Atribuição - Uso não-comercial - Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil
Creative Commons 2008 - Alguns direitos reservadosLigação para um novo sítio

Símbolo de Acessibilidade na Web [D]
Símbolo de Acessibilidade na Web - NCAMLigação para um novo sítio

Menor resolução recomendada 1024x768 pixels
Desenvolvido por Assessoria TI