24 de Agosto de 2017

10/05/2017

Esclarecimentos

Comissão de Meio Ambiente solicita informações sobre descarte de entulhos em aterro do DMAE

Após visita a uma área que vem sendo utilizada para descarte de restos de obras e intervenções do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto), os vereadores que compõem a Comissão de Defesa do Meio Ambiente apresentaram, na última terça-feira (09), um requerimento sobre o assunto. Um dos questionamentos feitos pelos parlamentares foi se há risco de contaminação de nascentes, uma vez que o aterro está localizado nas proximidades da cabeceira do Córrego Vai e Volta.

Os vereadores Pedro Magalhães (PSDB), presidente da Comissão, e Ricardo Sabino (PSDB), vice-presidente, estiveram no local na última semana, atendendo a uma reivindicação de integrantes da ONG Planeta Solidário. A área, que está situada a cerca de 2 km da rotatória do Jardim Europa, zona oeste da cidade, vêm recebendo resíduos de construção, fato que preocupa toda a comunidade. “Este é um fato que nos preocupa muito, tendo em vista a localização da área. Dessa forma, estamos pedindo ao Executivo informações sobre o descarte que vem sendo feito. A finalidade da Comissão é justamente esta, fiscalizar as questões pertinentes ao meio ambiente, atendendo às demandas que chegam até o Legislativo”, destacaram os vereadores.

No requerimento aprovado, os legisladores indagam se a referida área é de propriedade particular ou é pertencente ao município, se o licenciamento para utilização do espaço está em dia e se a área é, realmente, de preservação ambiental. Eles questionam, ainda, qual a periodicidade de depósito de materiais no local.

Além dos vereadores Pedro Magalhães e Ricardo Sabino, fazem parte da Comissão de Defesa do Meio Ambiente os vereadores Paulo Tadeu Silva D’Arcadia (PT), Joaquim Alves (PMDB) e Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC).