29 de Maio de 2017

05/05/2017

Embarque de deficientes

Ricardo Sabino busca informações sobre demarcação de vagas do transporte coletivo

No início da Legislatura, o vereador Ricardo Sabino dos Santos (PSDB) apresentou um requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre as demarcações de baias no transporte público. Uma grande preocupação da comunidade, segundo o parlamentar, é com relação à dificuldade encontrada pelos deficientes físicos no momento do embarque nos ônibus. Na última semana, o vereador apresentou novo requerimento com o objetivo de obter dados complementares sobre o assunto.

O Decreto do Executivo n. 9.523/2009, que dispõe sobre o sistema de acessibilidade nos serviços de transporte público, estabeleceu, dentre outras medidas, que as baias para embarque e desembarque devem ter de 25 a 30 metros de comprimento. Nesse sentido, o vereador questionou se a norma vem sendo aplicada, uma vez que as intervenções são de grande relevância para aqueles que dependem desse tipo de embarque.

Ricardo Sabino lembrou que uma das primeiras ações desenvolvidas no seu mandato foi com relação ao tema. “Fiz uma visita à empresa Circullare, que hoje presta o serviço de transporte público na cidade, e tive conhecimento que 90% da sua frota já possuem plataformas elevadas. Muitas vezes, esses equipamentos não conseguem ser usados, porque as baias de embarque e desembarque não estão dentro da metragem que exige o Decreto. O que me preocupa é que, hoje, vans especiais fazem o serviço de atendimento do deficiente, pegando em casa e levando até o local desejado. No entanto, no momento em que a Circullare atingir 100% dessa frota, o serviço das vans será mantido? Se não for mantido é preciso adequar os pontos de embarque e desembarque”, declarou.

Para o vereador, a execução de tais medidas vem reforçar a preocupação do município com a promoção da acessibilidade e melhoria da mobilidade urbana. “Esses requerimentos têm como objetivo auxiliar no desenvolvimento de ações constantes e efetivas para que possamos avançar nesse tema, construindo projetos para uma cidade mais acessível”, concluiu.