24 de Agosto de 2017

12/04/2017

Carlos Roberto recebe informações sobre aumento do efetivo da Guarda Municipal

A previsão de abertura de concurso público para o cargo de Guarda Municipal foi assunto abordado na Câmara, no início do mês fevereiro, em um requerimento de autoria do vereador professor Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC). Na última semana, a Prefeitura informou, através da Secretaria Municipal de Defesa Social, que vem estudando a melhor forma para resolver a situação.

No documento enviado à administração, o vereador questionou a viabilidade de aumento do efetivo, tendo em vista as demandas na cidade relacionadas à segurança. Na ocasião, ele pontuou que o município conta com cerca de 70 próprios públicos, entre escolas, parques e praças, que devem ser monitorados pela GM. No entanto, segundo o parlamentar, a corporação não consegue suprir as necessidades devido ao número de profissionais.

O último concurso público para o cargo de Guarda Municipal ocorreu no ano de 2000. De acordo com informações encaminhadas à Câmara, a GM está distribuída, atualmente, em 16 pontos fixos de atuação e, para suprir a demanda existente, são necessários 200 integrantes. “Com tal efetivo, seria possível a setorização de nossas ações, contando com integrantes nos setores centro, oeste, leste e sul da nossa cidade, incluindo as viaturas operacionais, que teriam um tempo de resposta praticamente imediato quando acionadas”, destacou o secretário de Defesa Social, Marcos Tadeu Sansão.

Com relação às rondas escolar e noturna, o secretário informou que o serviço também não é efetivo devido ao número de guardas. Ele salientou que, apesar dos problemas, os integrantes não medem esforços para que o patrimônio público não seja alvo de vandalismo, furto ou roubo e que, nas escolas, os professores e alunos têm recebido atenção especial da corporação.

Para o vereador professor Carlos Roberto, a Guarda Municipal desempenha um papel muito importante na questão da segurança dos prédios públicos e da população de modo geral e merece uma atenção especial do Executivo. “A Guarda é de grande relevância social para o nosso município e tenho observado que o efetivo está defasado. Assim, esperamos que o problema possa ser solucionado o mais breve possível”, concluiu.