20 de Outubro de 2017

07/04/2017

Proposição

Lígia Podestá sugere criação do projeto “Cidade Limpa”

Com os objetivos de aumentar o número de lixeiras na cidade e garantir o bom estado de conservação das áreas de lazer e vias públicas em geral, a vereadora Lígia Podestá (DEM) apresentou, na última terça-feira (04), um projeto de lei que institui o programa “Cidade Limpa”. A proposição segue agora para análise das comissões permanentes da Câmara.

Através de parcerias com entidades sociais, pessoas físicas ou empresas privadas, o município irá instalar e manter lixeiras públicas na cidade, com direito a publicidade. Os equipamentos poderão ser colocados em frente aos estabelecimentos dos interessados ou em qualquer outro lugar escolhido.

Além de promover a limpeza das ruas da cidade, o projeto tem a finalidade também de reduzir as despesas da Prefeitura, estimular a reciclagem e as parcerias público-privadas e conscientizar a população sobre a importância de se ter uma cidade limpa, tanto no que se refere à higiene e à saúde como também ao aspecto visual. A proposta prevê, ainda, que as lixeiras deverão seguir padronização nas cores e formatos especificados pelo Executivo, contendo a inscrição “Projeto Cidade Limpa”.

A autora do projeto destacou que é preciso conscientizar a população sobre o assunto, ressaltando que os alagamentos ocorrem por conta de bueiros entupidos devido ao acúmulo de lixo. “O grande objetivo é conseguir o entusiasmo de todos para fazer de Poços uma cidade mais limpa, principalmente por ser uma cidade turística. É preciso, ainda, conscientizar cada indivíduo para que seja parte integrante da comunidade e responsável por manter um lugar limpo, além de criar movimentos e manifestações espontâneas sobre o tema. Uma cidade limpa é sinônimo de progresso, desenvolvimento e civilização”, enfatizou.

O projeto de lei de iniciativa da vereadora Lígia está disponível para consulta no endereço www.pocosdecaldas.mg.leg.br, em Proposições (Projeto de lei n. 07/2017).