24 de Abril de 2017

07/04/2017

Mandato Participativo

Gustavo Bonafé realiza primeiro encontro de integrantes do projeto Agentes 165

O projeto Agentes 165, desenvolvido pelo vereador Gustavo Bonafé (PSDB) com o objetivo de incentivar a presença e participação dos cidadãos nas ações políticas do seu gabinete, foi lançado oficialmente no último sábado (01), no Palace Hotel. O encontro reuniu cerca de 70 pessoas e foi marcado pela realização de uma palestra sobre Governança Municipal: casos de sucesso da Nova Gestão Pública, com o advogado e membro da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), Daniel Lança.

De acordo com o parlamentar, o primeiro encontro foi bastante positivo e teve a finalidade de promover a integração entre os participantes, definir os grupos de trabalho que atuarão nas 12 áreas estipuladas pelo projeto e compartilhar, através da palestra, cases de sucesso desenvolvidos em cidades brasileiras, trazendo vários exemplos de como inovar na gestão pública. Na oportunidade, o vereador realizou, ainda, a prestação de contas do primeiro trimestre do seu mandato.

Bonafé destacou que o objetivo do projeto Agentes 165 não é somente receber informações referentes à prestação de contas do seu mandato enquanto vereador, mas sim criar propostas e soluções para o município. “Agora que os grupos foram formados, a ideia é que eles tenham vários encontros ao longo dos próximos meses para começarem a construir pautas de transformação da cidade, através da elaboração de projetos e da aproximação com empresas e entidades sociais”, pontuou.

Além da organização do trabalho em grupos, o projeto prevê a realização de ações coletivas através de quatro ferramentas de transformação social. São elas: IQM – Ideias que Mudam (encontros para diagnosticar um problema com profundidade, através de metodologias de design de conversa); #Pressão (campanhas virtuais com o objetivo de alavancar uma pauta e conscientizar sobre determinado assunto); Impacto! (intervenções urbanas com a finalidade de provocar reflexões na cidade); Conversas Sulfurosas (encontros menores para conversar sobre temas pontuais e gerar possíveis soluções para Poços).

Projeto

A decisão em ter um mandato mais profissional, transparente e participativo motivou o vereador a criar uma proposta de integração entre pessoas engajadas com a transformação social, econômica e ambiental de Poços de Caldas. Ajudar o gabinete na tomada de decisões, fiscalizar as atividades do mandato, propor ideias e soluções para a cidade e participar de sessões e audiências públicas da Câmara são alguns dos objetivos do projeto Agentes 165.

A proposta consiste na formação de 12 grupos de trabalho divididos em áreas específicas: Transparência, Participação, Educação, Cultura, Economia, Mobilidade, Estilo de Vida, Consciência, Urbanismo, Inovação, Saúde e Natureza. Os temas estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e aos eixos do Programa Cidades Sustentáveis. Cada grupo tem a função de propor ideias na área, solicitar informações ao Poder Público, contribuir com a fiscalização e expandir iniciativas pela cidade.

Para participar do projeto Agentes 165, é preciso preencher um formulário informando dados, expondo motivações em fazer parte do grupo e escolhendo uma área de atuação. Todas as informações estão disponíveis nas redes sociais do vereador Gustavo Bonafé.