17 de Dezembro de 2017

Calendário Oficial

Projeto que institui Dia Municipal da Reforma Protestante é aprovado

Aprovado em segunda discussão na última terça-feira (28), o projeto de lei n. 01/17, de autoria do vereador Marcelo Heitor da Silva (PSC), institui o Dia Municipal da Reforma Protestante, a ser comemorado anualmente em 31 de outubro. Após sanção do Executivo, a nova data passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Esportivos de Poços de Caldas.

De acordo com o autor, a proposta visa celebrar um fato importante na história do Cristianismo. “Esse ano, em 31 de outubro, comemoramos 500 anos da Reforma Protestante, que teve início na Alemanha, através de Martinho Lutero. Com essa reforma, que começou na Europa, tivemos grandes efeitos que se espalharam por todos os países e trouxeram benefícios, alguns deles na área da Educação. Podemos citar, por exemplo, o fato de Lutero ter traduzido a Bíblia do Latim para o Alemão. A partir desse ponto, houve um incentivo maior na área, as primeiras escolas públicas começaram a surgir, trazendo desenvolvimento para os países”, comentou.

Para o vereador, a Reforma Protestante contribuiu não só para o desenvolvimento da Educação. Ele ressaltou avanços nas áreas política, econômica, social e cultural da sociedade. “É um marco a ser lembrado, um motivo especial a ser comemorado, uma vez que incentiva a aplicação dos ensinos bíblicos para melhorar a vida das pessoas. Essa comemoração tem sido feita em várias partes do mundo, inclusive o Papa Francisco trouxe um depoimento, dizendo que ‘Lutero deu um passo decisivo, colocando a palavra de Deus nas mãos do povo’”, enfatizou.

Segundo Marcelo Heitor, com a criação do Dia Municipal da Reforma Protestante, as Igrejas e demais movimentos poderão realizar atividades relembrando o fato histórico, inclusive implantando ações de fomento ao Turismo na cidade.