29 de Maio de 2017

24/05/2017

Alunos do Parlamento Jovem participam de oficina voltada à redação de propostas

Na última segunda-feira (22), a Câmara de Vereadores realizou mais uma atividade do Parlamento Jovem. Cerca de 50 alunos das Escolas Cleusa Lovato Calliari, Nini Mourão, Inovação e Padrão do Parque das Nações participaram de uma oficina de redação de propostas, ministrada pela coordenadora do PJ em Poços, Arlis Silva Bassi. Ainda durante o encontro, os estudantes receberam informações sobre a Plenária Municipal, próxima etapa do projeto.

O objetivo da oficina de redação foi apresentar aos alunos os tipos de documentos que podem ser elaborados pela Câmara a partir das propostas sobre o tema desse ano, que é Educação Política nas Escolas. Outra questão abordada pela coordenadora foi com relação ao funcionamento do Poder Legislativo. “Em um primeiro momento, falei sobre a questão da hierarquia existente entre a Lei Orgânica Municipal, Constituição Estadual e Constituição Federal. Depois, enfatizei que as propostas que serão elaboradas pelas escolas podem gerar proposições da Câmara, como projetos de lei, anteprojetos, requerimentos e indicações. Por fim, ressaltei que, durante a elaboração dessas propostas, os alunos precisam analisar a viabilidade, aplicabilidade, competência, redação correta e justificativa”, comentou.

Após elaboração das propostas sobre o tema de 2017, os alunos se reúnem novamente, desta vez para a Plenária Municipal, prevista para 07 de junho. Das sugestões aprovadas neste dia, nove serão priorizadas para encaminhamento à Plenária Regional. A conclusão do projeto se dá com a etapa estadual, em, Belo Horizonte, quando as propostas aprovadas por todas as cidades são entregues à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Para facilitar o andamento das atividades, a Câmara dividiu os alunos em duas turmas. Assim, no próximo dia 25, haverá nova oficina de redação, desta vez com alunos das Escolas João Eugênio de Almeia e Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo.

Projeto

O tema Educação Política nas Escolas está dividido em três subtemas: Educação política e currículo; Interações entre a escola e sociedade na formação política dos jovens; Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas. Durante a realização do projeto, os estudantes participam de diversas atividades na Câmara e nas escolas.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais, destinado a alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo.