18 de Novembro de 2017

17/11/2017

Câmara em Visita

Estudantes discutem melhorias nas áreas da Saúde, Segurança e Turismo

A Câmara de Poços tem recebido estudantes de diversas escolas e cursos universitários da cidade, dentro do projeto Câmara em Visita. Nos últimos dias, participaram das atividades alunos do Colégio Pelicano e do curso de Direito da PUC. Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura foram alguns dos temas discutidos durante os encontros.

Alunos do 5º ano do Colégio Pelicano, divididos em duas turmas, foram recebidos pelos vereadores Joaquim Alves (PMDB) e Maria Cecília Opípari (PT). Além de conhecerem as dependências da Câmara, eles apresentaram diversas reivindicações, entre elas: ampliar a ciclovia da avenida João Pinheiro; retirar charretes de circulação; reparar buracos nas calçadas, a fim de melhorar a mobilidade de idosos, cadeirantes e deficientes visuais; restaurar os pontos turísticos, em especial o Véu das Noivas; implantar projeto para melhorias no trânsito nos horários de pico; implementar ações de melhorias na Saúde, em especial na área da Oncologia; intensificar a segurança na rua Marechal Deodoro.

Durante a visita, o vereador Joaquim Alves destacou a importância da atividade proposta pela Câmara. Ele pontuou que, ao longo dos anos, o Legislativo de Poços tem incentivado a participação das crianças e jovens nas discussões da cidade. “É muito válido esse encontro e esse interesse pela Câmara, mesmo porque todo o conhecimento e todas as informações podem ser levadas para as famílias. Fiquei muito contente em receber os alunos e falar com eles sobre o Legislativo”, disse.

Para a vereadora Maria Cecília, o debate das propostas nas escolas, antes de serem levadas à Câmara, contribuem para o aprendizado. “É uma oportunidade de conscientização política dos meninos, que estão nesse processo de saber como funciona a democracia e de se colocar no lugar do vereador. A discussão, tanto na escola como dentro da Câmara, incentiva os alunos a serem porta-vozes, a levarem essas informações para os demais alunos e para os pais. Muitos alunos vêm pela primeira vez e depois voltam com a família, então é uma participação importante”, enfatizou.

Direito

Os alunos do curso de Direito da PUC Poços, também divididos em duas turmas, foram recebidos pelo vereador Lucas Arruda (Rede). Alguns dos temas em pauta foram: diminuição do salário do Executivo e Legislativo; projeto de revisão do IPTU; interesse político na liberação de eventos no município; verbas extras para a Saúde e implantação de UPA nos bairros afastados; construção do Hospital do Câncer; ações de segurança pública.

Os debates foram intensos e os 15 vereadores eleitos puderam apresentar propostas, esclarecer dúvidas e expor os diversos pontos de vista a respeito de determinado tema. Para o aluno Marcelo de Oliveira Filho, do 8º período, a atividade possibilitou o conhecimento da estrutura e ações do Poder Legislativo. “O mais instigador deste formato de apresentação é dar ao acadêmico a possibilidade de repensar criticamente questões inerentes e atuais de nosso município. A importância do projeto está na base do ideal democrático, onde temos o compromisso da inclusão popular nas tomadas de decisão, fortalecendo a soberania popular. Desta forma, dar voz aos alunos enquanto se explica o funcionamento da Câmara Municipal leva ao objetivo da inclusão democrática, que é a tão almejada cidadania plena”, destacou.

Além de um contato próximo com a política do município, a aluna Tais Evelin da Silva, do 2º período, ressaltou que a visita à Câmara permitiu uma análise sobre a grande responsabilidade em discutir assuntos que interessam a toda uma cidade. “Por mais que seja apertar botões, esses botões vão mudar a vida de muitas pessoas. Hoje, um político tem tanta responsabilidade quanto um médico que vai atender uma criança, quanto um policial que sai todos os dias tentando resolver o problema da violência. O político acaba transformando a vida de muitas pessoas ao mesmo tempo”, afirmou.

O vereador Lucas Arruda enfatizou que as visitas ao Poder Legislativo proporcionam uma atividade diferente para os alunos. “Essas atividades são importantes, pois os alunos saem da sala de aula e isso é muito positivo. Além do aprendizado como acadêmico, é um aprendizado para a vida. A participação das duas turmas foi muito bacana, os alunos interagiram bastante e conseguiram, realmente, discutir os temas, mostrando que eles estão atentos ao dia a dia da cidade. O interessante desse projeto é que ele proporciona um primeiro contato com a Câmara, possibilitando um acompanhamento maior das questões do município, além de poderem sugerir, criticar e elogiar”, declarou.

As unidades de ensino que quiserem participar do projeto Câmara em Visita devem entrar em contato pelo telefone 3729-3877/3818.